Este Inverno, ligue a caneca ao computador

Se está frio no escritório, a tomada USB do computador já é o suficiente para aquecer as mãos e a caneca do café.

Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta

Com o frio a apertar (mesmo que a algumas semanas do início do Inverno), há pequenos aparelhos para se livrar do frio. Muitos são portáteis (podem-se usar a caminho do trabalho, ou na secretária) e funcionam com uma tomada USB. 

Café (ou chá) de USB

O Jül é um termo – para os viciados em café com leite, chá, ou chocolate quente – que mantêm as bebidas à temperatura perfeita (para cada pessoa) desde que se começa a beber até ao fim. Está a ser desenvolvido pela Power Practical, uma empresa que chegou à fama com o projecto de uma panela (que funciona como um powerbank) na edição do SharkTank dos EUA.

Foto
Com a Jul, o café só fica frio se quiser Jül

A mais valia é a simplicidade. “Não devia ser preciso uma aplicação móvel ou uma conexão de wi-fi para conseguir beber um excelente copo de café. Com o Jül basta uma tomada USB”, escrevem os criadores do produto.

Gira-se o termo para seleccionar a temperatura a que se quer a bebida (varia entre os 60 e 80 graus), e liga-se a base do termo a uma porta USB. Se a temperatura da bebida for superior à temperatura desejada, o termo não aquece e ligam-se umas luzes âmbares (até a temperatura diminuir). Se a bebida estiver mais frio que o desejado, as luzes são azuis.  O termo tem 20 centímetros de altura, e o preço ronda os 70 dólares.

Se prefere tecnologias mais sofisticadas para fazer café há cada vez mais aplicações e aparelhos para melhorar a experiência – o PÚBLICO fez uma lista no ínicio de Setembro.

“Patas” quentes

Outro dos produtos populares durante o inverno (que também funciona via USB) são pequenas “luvas” que aquecem as mãos. A MassageTek, por exemplo, desenvolve umas em formato de patas de pelúcia. Tal como a caneca da Power Practical, basta ligá-las ao computador para começarem a funcionar. Também aquecem os pés das pessoas (embora a empresa alerte que não se devem utilizar como pantufas), ou até animais de estimação. O preço varia entre os dez e os 20 euros. A Worten também vende algumas almofadas maiores do género por cerca de 30 euros.

Foto

Rato para multitaskers

Para quem quer continuar a trabalhar no computador (sem colocar as mãos no interior de uma almofada USB) há o Heated Mouse Pro. Trata-se de rato para o computador que aquece – o calor, além de manter as mãos quentes, relaxa os músculos e promove a circulação.  O design ergonómico do rato adapta-se a dextros e esquerdinos. Custa cerca de 25 euros.

Luvas com baterias incluídas

Longe do computador – para quem passa mais tempo ao ar livre que dentro de espaços fechados – há as luvas aquecidas Stormtraker. O tecido é respirável e à prova de água, e vêm equipadas com uma bateria recarregável. A temperatura é personalizada directamente das luvas (sem ser necessário uma aplicação para o smartphone) e há ainda uma bolsa para levar uma bateria extra em caso de emergência.

Foto
Outdoor Research

Custam cerca de 230 euros. São recomendadas para quem pratica desportos de Inverno, como ski.

Casacos que aquecem ou arrefecem

O fabricante de roupa desportiva Kinesix Sports, no Canadá, está a desenvolver uma gama de roupa inteligente que inclui um casaco cuja temperatura é controlada via smartphone. Já foi mencionado na lista de gadgets do PÚBLICO sobre roupa "inteligente".

O casaco à prova de água vem com vários sensores embutidos (na parte de frente e de trás do casaco, e nas mangas) que comunicam via bluetooth com uma aplicação no telemóvel do utilizador, e aquecem partes específicas do casaco. No nível mais alto (40 graus) o casaco aguenta até três horas antes de precisar de ter a bateria recarregada. A empresa canadiana que o desenvolve quer tê-lo no mercado no início de 2018. O preço irá rondar os 470 euros.

Sugerir correcção
Comentar