Microsoft compra empresa criadora do jogo Minecraft

Mojang teve receitas no valor de 326 milhões de dólares no ano passado.

Foto
Mojang

A Microsoft anunciou esta segunda-feira que comprou a empresa sueca Mojang, criadora do popular jogo Minecraft, por 2,5 mil milhões de dólares (1,9 mil milhões de euros). O negócio deverá ficar concluído até ao final do ano.

As duas empresas confirmaram o acordo nos respectivos sites. A Microsoft avançou que com o negócio os jogadores de Minecraft vão “beneficiar de mundos mais ricos e rápidos, ferramentas de desenvolvimento mais poderosas, e mais oportunidades para se ligarem na comunidade Minecraft”.

A empresa norte-americana sublinha a importância do jogo da Mojang, “descarregado mais de 100 milhões de vezes, só em PC’s, desde que foi lançado em 2009”. “Minecraft é um dos jogos de topo de sempre para PC, o jogo online mais popular para Xbox, e a aplicação mais adquirida para iOS e Android nos Estados Unidos”, reforça a Microsoft que não explica directamente o porquê da aquisição mas sublinha os resultados que o jogo tem obtido desde que chegou ao mercado.

A compra da Mojang, a maior realizada pela Microsoft desde que tem Satya Nadella como presidente executivo, não irá alterar a comercialização do popular jogo de construção com blocos. A empresa tem planos para “continuar a disponibilizar o Minecraft em todas as plataformas em que está disponível actualmente: PC, iOS, Android, Xbox e PlayStation”.

Minecraft é mais do que um grande jogo de franchise - é uma plataforma aberta ao mundo, impulsionado por uma comunidade vibrante com quem nos preocupamos profundamente, e rico em novas oportunidades para essa comunidade e para a Microsoft", argumenta Satya Nadella.

O ainda presidente executivo da Mojang, Carl Manneh, considera, por sua vez, que a “aquisição pela Microsoft cria um novo capítulo para a incrível história de Minecraft”.

Manneh confirma que com a venda da empresa os seus fundadores, incluindo ele próprio, o criador do Minecraft Markus "Notch" Persson e Jakob Porsér, “saem para novos projectos”. Segundo uma nota da empresa sueca, "Notch" nunca teve como intenção que a empresa se tornasse tão grande. “Ele decidiu que não quer a responsabilidade de ter uma empresa com uma tal importância global. Ao longo dos últimos anos, fez tentativas para trabalhar em projectos menores, mas a pressão de possuir Minecraft tornou-se demais para ele. A única opção era vender Mojang”, explica a empresa.

No ano passado, a Mojang teve receitas no valor de 326 milhões de dólares (251 milhões de euros). Apesar de ser comprada pela Microsoft, garante que Minecraft “continuará a evoluir” e a estar disponível para as mesmas plataformas.

Sugerir correcção
Comentar