Com 2020 a chegar ao fim, deixamos para trás um ano difícil, marcado pela pandemia de covid-19, que muitas vezes nos obrigou a ficar confinados em casa. Por isso, olhemos para o futuro, com a esperança de que em 2021 nos seja possível aproveitar melhor os 17 feriados, 13 dos quais obrigatórios. Entram ainda nestas contas três feriados dos vários feriados municipais que existem, e o Carnaval, que é facultativo.

A boa notícia é que 11 feriados são durante a semana e apenas seis ao fim-de-semana, sendo que há ainda a possibilidade de fazer seis pontes.

O ano de 2021 não começa mal. Dia 1 de Janeiro é feriado nacional. Como é sexta-feira, há aqui a possibilidade de fazer um fim-de-semana prolongado de três dias. Não será possível viajar de concelho para concelho e há recolher obrigatório nos que, devido à covid-19, apresentam números problemáticos, mas será possível descansar.

Em Fevereiro está à espreita a primeira possibilidade de fazer ponte. O Carnaval calha a 16 de Fevereiro, uma terça-feira, claro. O feriado é facultativo, uma vez que depende da decisão dos municípios e das empresas, mas podem ser quatro dias de descanso, com uma possível ponte a 15, que é segunda-feira. Aliás, é costume o Governo dar tolerância de ponto nesta altura também.

Depois há mais três possibilidades de pontes: 4 e 11 de Junho e 4 de Outubro. A Páscoa não dá direito ponte, mas traz sempre a possibilidade de se fazer um fim-de-semana prolongado de três dias, entre os dia 2 e 4 de Abril.

Além disso, há ainda três feriados municipais; a 13 de Junho (domingo), Dia de Santo António; a 24 de Junho, S. João (quinta-feira) e o 29 de Junho (terça-feira), Dia de S. Pedro, sendo que estes dois últimos possibilitam a ponte a quem vive nos municípios que os celebram.

Os feriados menos proveitosos, em 2021, calham em Maio, Agosto e Dezembro: dia 1 de Maio (Dia do Trabalhador), dia 15 de Agosto (Dia da Assunção) e Natal calham ao fim-de-semana.

Fica assim aqui a lista completa dos feriados e das possíveis pontes:

  • 1 de Janeiro. O ano começa com um feriado obrigatório que em 2021 bate numa sexta-feira.
  • 16 de Fevereiro, terça-feira, Carnaval. Possível ponte, na segunda-feira dia 15. Não é feriado obrigatório, depende da decisão do Governo, dos municípios e das empresas, estando a possível tolerância de ponte dependente também dessa decisão.
  • 2 de Abril, Sexta-Feira Santa. Dá para fazer um fim-de-semana prolongado, uma vez que a 4 de Abril, domingo, se celebra a Páscoa e é feriado.
  • 25 de Abril calha a um domingo, Dia da Liberdade.
  • 1 de Maio, mesmo em cima de um sábado, Dia do Trabalhador.
  • 3 de Junho calha numa quinta-feira. É o feriado do Corpo de Deus. E dá a possibilidade de uma ponte na sexta-feira, que é dia 4 de Junho.
  • 10 de Junho também cai em cima de uma quinta-feira, Dia de Portugal. Possibilita uma ponte, na sexta-feira, que é dia 11 de Junho.
  • 13 de Junho é num domingo, Dia de Santo António. É um feriado municipal. Celebra-se em concelhos como Lisboa e Vila Real.
  • 24 de Junho está para uma quinta-feira. É Dia de São João e também é um feriado municipal. Possível ponte, na sexta-feira, para quem celebra este feriado. Celebra-se em concelhos como Porto, Braga e Almada.
  • 15 de Agosto é num domingo. É o dia da Assunção de Nossa Senhora.
  • 5 de Outubro está marcado numa terça-feira, Dia da Implantação da República. Possível ponte, na segunda-feira que é dia 4 de Outubro.
  • 1 de Novembro calha numa segunda-feira. Celebra-se o Dia de Todos os Santos. Dá para um fim-de-semana prolongado.
  • 1 de Dezembro é numa quarta-feira. Feriado pela Restauração da Independência.
  • 8 de Dezembro, quarta-feira, celebra-se o dia da Imaculada Conceição.
  • 25 de Dezembro calhou certeiro num sábado. É Natal.