Consulte também

O calendário das provas do Ensino Básico para 2024

O calendário das pontes e fins-de-semana prolongados de 2024

O calendário fiscal de 2024

Todos os anos, o futuro de milhares de jovens começa a desenhar-se durante um par de semanas no início do Verão. Os exames nacionais do ensino secundário, que este ano começam a 14 de Junho, são determinantes para definir as condições com as quais cada jovem pode candidatar-se ao ensino superior. E para saber se tem média para entrar no curso em que pretende.

Além do estudo – que não pode começar apenas quando os exames já se encontram à vista – há alguns momentos do ano a que os estudantes devem estar atentos para preparar o ingresso numa universidade ou instituto politécnico. A começar pela inscrição dos exames finais, que este ano vai de 26 de Fevereiro a 8 de Março.

A 14 de Abril, são divulgadas as vagas disponíveis na 1.ª fase do concurso nacional de acesso, o que pode ajudar a orientar as escolhas dos estudantes. Depois disso, chegam os exames: a 1.ª fase de exames do ensino secundário estende-se até 27 de Junho.

Se os resultados não tiverem sido os pretendidos, há uma segunda oportunidade, entre 18 e 23 de Julho. Mas atenção: fazer os exames da 2.ª fase pode impedir uma candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso, quando estão em disputa o maior número de lugares no ensino superior.

As candidaturas estendem-se, este ano, entre 22 de Julho e 5 de Agosto. A 25 de Agosto, os estudantes saberão em que curso foram colocados. Até ao final de Setembro ainda há mais duas fases de ingresso para colocar quem quiser encontrar um lugar no ensino superior.

Para não esquecer nenhum momento importante, eis um resumo do calendário de acesso ao ensino superior:

Fevereiro:

A 26 de Fevereiro arrancaram as inscrições nos exames nacionais. À semelhança do que aconteceu já em anos anteriores, o processo será todo online. Os alunos inscrevem-se na Plataforma de Inscrição Electrónica em Provas e Exames (PIEPE), cabendo depois aos serviços de administração escolar proceder à sua validação. O período de inscrição decorre até 8 de Março.

Abril:

São tornadas públicas as vagas disponíveis em cada curso superior na primeira fase do concurso nacional de acesso. O calendário foi antecipado nos últimos anos para dar mais tempo aos estudantes para estudarem as melhores opções de cursos que se adaptam às suas opções de futuro e também às notas que têm no ensino secundário. Há mais de 50 mil lugares disponíveis nas universidades e politécnicos públicos.

Junho:

Arranca a 1.ª fase de exames nacionais do ensino secundário, realizados por estudantes do 11.º e 12.º anos. Os alunos realizam provas entre 14 e 28 de Junho.

Julho:

A 15 de Julho são afixadas as pautas da 1.ª fase dos exames do secundário. Quem precisar de repetir as provas, por exemplo para melhorar as notas finais, pode fazê-lo de 18 a 23 de Julho. A 22 de Julho, arrancam as candidaturas à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, que se prolongam até 5 de Agosto.

Agosto:

A 5 de Agosto são divulgadas as notas da 2.ª fase dos exames nacionais. Nesse mesmo dia, termina a 1.ª fase de candidaturas ao concurso nacional de acesso. Os resultados desse processo são conhecidos a 25 de Agosto. No dia seguinte, arrancam as inscrições nas universidades e institutos politécnicos, que se prolongam até dia 29.

Setembro:

Ainda há mais duas oportunidades de ingressar no ensino superior público. A 2.ª fase do concurso nacional de acesso decorre entre 26 de Agosto e 4 de Setembro, sendo os seus resultados conhecidos no dia 15 deste mês. Os estudantes podem concorrer à 3.ª fase entre 21 e 24 de Setembro. No último dia do mês conhecem o veredicto quanto ao seu futuro imediato.