APRENDER COM O PÚBLICO

Uma alface ou um cão? Dois pacotes de chá ou um encontro de leitores? A escolha é tua. Preparado?

Para ti é alface? Para Helga é um cão. Ela cria personagens com tudo e mais alguma coisa.

cidadania-desenvolvimento,aprender-publico,publico-escola,artes-visuais,artes-plasticas,ensino-secundario,
Foto
Imprimir

Para ti é alface? Para Helga é um cão. Ela cria personagens com tudo e mais alguma coisa.

Quando vai ao restaurante, Helga Stentzel pode passar “séculos a examinar uma fatia de pão”. Leva o bloco de notas para todo o lado e vai apontando as ideias que lhe vêm à cabeça: “É um banco de inspiração”(...). Mais tarde, essa fatia de pão pode levá-la a criar qualquer coisa. Até... uma tostadeira. 

Na verdade, as coisas nem sempre são o que parecem. Ou melhor, não têm de ser só aquilo que todos vêem. Se quisermos, elas transformam-se e ganham novas vidas.

Por isso, queremos que aprendas a olhar para o que te rodeia com mais atenção, que descubras todos os pormenores e imagines os objetos em sítios e com funções diferentes daquelas a que estás habituado. Tão habituado que, por vezes, já nem dás pela sua presença.

Começa por ler o pequeno texto do P3;

  • Explora todos os detalhes de cada trabalho da galeria de imagens que acompanha o texto;
  • Visita a conta do Instagram de Helga Stentzel, a artista russa de quem se fala;
  • Depois, à semelhança de Helga, pega num bloco de notas, diário gráfico ou na tua máquina fotográfica;
  • Procura objetos do teu quotidiano. Olha para eles de forma demorada, procurando aquilo em que se podem transformar;
  • Regista-os em desenho ou fotografia;
  • Explora as alterações a fazer para que se aproximem da forma como tu queres que sejam vistos. Acrescentar/retirar elementos; criar cenários reais ou digitais que te ajudem a contextualizá-los; alterar a sua posição habitual são exemplos de estratégias que podes usar.
  • Quando estiveres satisfeito com o resultado obtido, fotografa-os;
  • Faz uma exposição (física ou virtual) com esses fotografias para mostrares o antes e o depois da tua intervenção.

Aproveita o tempo de férias para te divertires com esta proposta.

Mostra aos outros que o mundo pode ser ainda mais interessante.

Basta olhá-lo de forma diferente e criativa!

Envia-nos os teus trabalhos para publiconaescola@publico.pt 

Queremos publicá-los no site do PÚBLICO na Escola!

Nota: O jornal PÚBLICO não é escrito segundo o acordo ortográfico de 1990.