Educação para os media

PÚBLICO na Escola com programa no Ao Vivo

Viagem quinzenal pelo mundo dos jornais escolares tem início na terça-feira, 20 de abril. Na estreia, um aluno, uma professora e um encarregado de educação apresentam o Horta das Notícias, de Évora.

Design gráfico
Foto

Chama-se Põe a Tua Escola no Mapa e vai dar a conhecer os jornais escolares pela voz dos que neles colaboram e os acarinham. Às terças-feiras, quinzenalmente, às 15h00, o PÚBLICO na Escola tem agora um programa no Ao Vivo, a plataforma de transmissão de vídeo em direto do PÚBLICO. A estreia é no dia 20 de abril (aqui), o primeiro convidado o Horta das Notícias, do Agrupamento de Escolas Severim de Faria, em Évora.

Nascido quase em simultâneo com o início da pandemia, o Horta das Notícias foi o vencedor, no ano letivo passado, do Concurso Nacional de Jornais Escolares, na categoria relativa ao 1.º ciclo do ensino básico. Neste momento prepara-se para pôr na rua a Traquitana — assim ficou batizado este peculiar escaparate.

Em cada emissão de Põe a Tua Escola no Mapa haverá espaço para a rubrica “Pergunta, que o jornalista responde”. Como se adivinha pelo nome, os colaboradores dos jornais escolares convidados poderão colocar uma questão, que depois será respondida por um jornalista do PÚBLICO. O programa, gravado, é moderado pelas coordenadoras do PÚBLICO na Escola, Bárbara Simões e Luísa Gonçalves.

PÚBLICO na Escola é um projeto de educação para os media do PÚBLICO, retomado em 2019-20, em parceria com o Ministério da Educação e com o apoio da Fundação Belmiro de Azevedo (através do EDULOG). Desde sempre elegeu a promoção do jornalismo escolar como uma das suas apostas. Neste momento decorre mais uma edição do Concurso Nacional de Jornais Escolares. Há, desta vez, mais de 150 publicações inscritas, número que representa uma subida de perto de 40 por cento em relação ao ano anterior.