Podcast

Jornais escolares: um mundo a descobrir e que traz boas notícias

Joaquim Fidalgo, membro do júri do Concurso Nacional de Jornais Escolares, organizado pelo PÚBLICO na Escola, é o convidado desta emissão do Ouvido Crítico.

literacia-mediatica,publico-escola,
Foto

“Nós começámos a ver aqueles jornais — centenas de jornais — e ficámos espantados com aquilo que se faz neste país.” São “coisas inacreditáveis”, em termos de mobilização de alunos, de professores, de pais, e que deixam perceber “o carinho com que fazem aquilo, o entusiasmo”. Joaquim Fidalgo, jornalista e professor da Universidade do Minho, integrou o júri do Concurso Nacional de Jornais Escolares. Pretexto para uma conversa, no Ouvido Crítico, sobre o presente e o futuro do jornalismo escolar, obrigado pela pandemia a uma maior familiaridade com o mundo digital e a uma “nova maneira de fazer” coisas bonitas de ver, de ler, de ouvir.

O Concurso Nacional de Jornais Escolares, organizado pelo PÚBLICO na Escola, regressou no ano letivo de 2019-20. Horta das notícias (Évora), Comunica (Freixo, Ponte de Lima) e ponto & vírgula (Marinha Grande) foram os melhores na respetivas categorias. Todos os prémios serão entregues na próxima sexta-feira, às11h00, com transmissão em publico.pt, Facebook e YouTube do PÚBLICO.

O Ouvido Crítico resulta de uma parceria entre a Antena 1 e o MILObs - Observatório sobre Media, Informação e Literacia, da Universidade do Minho. As emissões estão disponíveis em podcast.