Ensino secundário

Filme sobre os dilemas da adolescência vence o concurso de vídeo escolar 8 e Meio

Laura Ferreira de Jesus, aluna da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, realizou Crescer, Mudar, Querer Ficar.

educacao-media,publico-escola,
Foto
"Crescer, Mudar, Querer Ficar", de Laura Ferreira de Jesus, venceu e foi exibido no Cine-Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim José Carlos Marques

Um grande plano de uma criança que encara a câmara com os seus olhos abre as portas a uma viagem interior pelos dilemas de crescer, mudar e enfrentar tudo o que vem com a mudança. É Crescer, Mudar, Querer Ficar, o filme de Laura Ferreira de Jesus, aluna da Escola Secundária Eça de Queirós, que lhe valeu o primeiro prémio do concurso de vídeo escolar 8 e Meio.

O Cine-Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim, recebeu na noite do dia 21 de janeiro Laura Ferreira de Jesus e os restantes vencedores para a entrega de prémios da 16.ª edição do concurso. Estiveram em destaque alunos da Escola Secundária Eça de Queirós (ESEQ) e da Escola Secundária Rocha Peixoto, ambas na cidade organizadora, e da Escola Artística Soares dos Reis, no Porto.

Além dos três primeiros prémios, o júri da competição nacional — composto pelo artista plástico Francisco Laranjeira, Inês Moreira (membro do serviço educativo do festival Curtas de Vila do Conde) e o realizador Paulo Patrício — decidiu atribuir uma menção honrosa a mais dois filmes.

A noite da entrega de prémios ficou marcada pelos discursos dos três grandes vencedores, presentes ao vivo ou em vídeo, e que viram os seus filmes projetados na tela do Cine-Teatro. Foram também mostrados o filme Passos na Cidade, criado numa oficina criativa do festival de cinema Porto/Post/Doc, Paixão pelas Imagens, de António Pinto, e um filme-concerto com curtas de Émile Cohl, musicadas por Domingos Praça e João Praça. O serão terminou com Her - Uma História de Amor, do realizador Spike Jonze, uma escolha da realizadora Melanie Pereira a convite da organização do 8 e Meio para a rubrica “O Filme da Minha Escola”, na qual uma personalidade do cinema deve selecionar um filme que tenha marcado a sua juventude e o seu percurso profissional.

Na folha de sala do evento, José Eduardo Lemos, diretor da Escola Secundária Eça de Queirós, destacou “a importância pedagógica desta iniciativa”, tanto “por desafiar a criatividade e a iniciativa dos alunos” como por “possibilitar a expressão livre e crítica das suas visões e perceções de uma sociedade em crescente mudança e complexidade, recorrendo para tal ao fascinante mundo das imagens em movimento.”

Promovido pelo clube de cinema 8 e meio, da escola Eça de Queirós, o concurso destina-se aos alunos do ensino secundário. Distingue, com prémios no valor de 600 euros 400 e 200 euros, filmes inéditos de tema livre e duração não superior a oito minutos e meio.