Põe a tua Escola no Mapa

“Começa a fazer as tuas próprias notícias, as tuas entrevistas ou reportagens no jornal da tua escola”

A resposta do diretor do PÚBLICO à questão formulada por um aluno da Escola Horta das Figueiras, em Évora, no programa do PÚBLICO na Escola dedicado ao mundo dos jornais escolares.

educacao-media,publico-escola,
Foto

Duarte Aleixo, em abril de 2021 aluno do 2.º ano na Escola Horta das Figueiras, em Évora, perguntou: “Porque é que as crianças não podem fazer algumas coisas nos jornais [dos grandes]?”

A resposta é: podem. Isso mesmo lhe explicou o diretor do PÚBLICO, Manuel Carvalho: “As crianças podem escrever nos jornais. Basta, para isso, escrever um texto, dirigi-lo ao diretor do jornal, para ser publicado nas cartas ao diretor; ou, se for uma ideia mais profunda, mais difícil de explicar, pode até pretender publicar um artigo de opinião.”

“Pergunta, que o jornalista responde” é o nome desta rubrica de Põe a Tua Escola no Mapa, um programa do PÚBLICO na Escola no Ao Vivo, a plataforma de transmissão de vídeo em direto do PÚBLICO. Na emissão dedicada ao jornal Horta das Notícias, de Évora, a questão — que aqui recordamos numa altura em que desafiamos os alunos a escrever textos de opinião — foi lançada por um dos seus colaboradores do jornal escolar convidado. 

Na resposta, o diretor do PÚBLICO lembrou que “aquilo que as crianças (ou os adultos que não são jornalistas) não podem fazer é escrever, por exemplo, notícias ou reportagens”. E porquê? “Por uma razão muito simples: para se poder escrever uma notícia ou uma reportagem num jornal, é preciso ser-se jornalista, é preciso ter-se um título profissional, a chamada Carteira Profissional de Jornalista, que impõe uma série de regras que nem todas as pessoas podem cumprir.”

A terminar, um conselho a quem começar a perceber que quer mesmo vir a ser jornalista profissional: “Começa a fazer as tuas próprias notícias, as tuas entrevistas ou as tuas reportagens no jornal da tua escola, que é sem dúvida a melhor maneira de ganhares paixão e prazer pela profissão de jornalista e começares a aprender a sério quais são as regras desta profissão; para depois, mais tarde, poderes estudar, teres o teu curso superior e quando chegar a altura teres mais ferramentas para poderes escrever tudo aquilo que quiseres num jornal como o PÚBLICO.”