FMI avisa países que subida dos juros torna ajustamento orçamental “urgente”
O Fundo Monetário Internacional (FMI) lançou um alerta sobre a subida das taxas de juro da dívida pública, que se aproximam dos máximos das últimas duas décadas, exigindo medidas urgentes de consolidação orçamental aos governos com elevados níveis de endividamento.
- O FMI adverte que a dívida pública global poderá ultrapassar 100% do PIB mundial em 2030, um nível apenas atingido após a II Guerra Mundial, agravado pelos custos crescentes de financiamento que limitam a margem de manobra dos Estados.
- Países como os Estados Unidos e a França são apontados como casos de maior risco, com as respectivas taxas de juro a subirem acima da média. Nos EUA, os pagamentos de juros deverão passar de 2,8% para 5,7% do PIB até 2031.
- O FMI defende que adiar o ajustamento orçamental agravará as vulnerabilidades e tornará o processo mais doloroso, apelando a planos credíveis de médio prazo assentes em pressupostos realistas.
- Portugal, com uma dívida estimada em 85,1% do PIB em 2025 e saldo orçamental nulo previsto, está abaixo das médias mundial e da zona euro, mas o FMI antecipa um regresso aos défices a partir de 2028, com o desequilíbrio a atingir 1,3% do PIB em 2031.






