Símbolo representativo do tema da página

1.ª Hora

Bem-vindo à 1.ª Hora. As notícias que hoje importam em 9 minutos.

MIGUEL PEREIRA DA SILVA / LUSA

CSI custa ao orçamento da Segurança Social mais de 700 milhões de euros em 2027

O essencial: O Governo aumenta em 50 euros o Complemento Solidário para Idosos (CSI), fixando o valor de referência em 720 euros a partir de 2027.

Porque importa: A medida custa 100 milhões de euros e eleva a despesa total com o CSI para mais de 700 milhões de euros em 2027, abrangendo cerca de 248 mil beneficiários.

O contexto: O aumento foi anunciado pelo primeiro-ministro Luís Montenegro no Dia Internacional da Pessoa Idosa, enquanto o Governo ultrafinaliza o OE2027. Desde Abril de 2024, o CSI subiu de 550 para 720 euros, com o universo de beneficiários a crescer 75% após alterações nas condições de acesso.

Entrelinhas: O Governo inscreveu ainda 200 milhões de euros no OE2027 para concluir projectos do PRR, uma das condições do PS para se abster na votação do Orçamento.

Ler artigo completo