Como afastar os bolores, o pó e o pólen da sua casa

Passamos grande parte do nosso tempo em casa. Num ano em que os níveis de humidade aumentaram, torna-se mais importante garantir que o ar é limpo e seguro. A solução? Um purificador de ar.

Foto

Estamos na altura do ano em que mais tempo passamos em casa. Além disso, desde a pandemia que cada vez mais pessoas trabalham de forma remota nas suas habitações. Tendo em conta esta realidade, é importante que cada pessoa se sinta confortável e segura na sua casa — e a qualidade do ar é um dos factores a que muitas vezes não damos tanta importância quanto deveríamos.

Neste Inverno, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera estimou que os níveis de humidade relativa estivessem entre os 90% e os 100%. Muitas vezes provocam problemas maiores, como os bolores. De acordo com dados divulgados pela Comissão Europeia em 2020, 25,2% dos portugueses viviam em casas com problemas de humidade, assim como de bolores, que são bastante nocivos para a saúde.

Se juntarmos isto aos pólenes e ao pó, aos quais tantas pessoas são alérgicas, não há dúvida de que a melhor solução para garantir um ar limpo e seguro para toda a família é um purificador de ar.

Porque é que os purificadores de ar são tão importantes?

Resumidamente, porque oferecem uma série de vantagens que impactam directamente a qualidade do ar e, consequentemente, a qualidade da sua vida. Além de reduzirem substancialmente o aparecimento de fungos e de bolor causados pela humidade, diminuem a probabilidade de quem habita no espaço desenvolver reacções alérgicas causadas por pólenes e ácaros do pó e, ainda, combatem o contágio de doenças respiratórias infecciosas, o que é particularmente relevante para famílias que têm quartos partilhados por várias crianças.

Os purificadores de ar da Daikin aliam a tecnologia japonesa ao design europeu e só requerem a substituição de um único filtro — e apenas ao fim de 10 anos. Nos equipamentos de outras marcas, é comum que necessitem de vários filtros e que precisem de ser substituídos frequentemente. Esta optimização do sistema de filtragem representa uma redução muito significativa nos consumíveis associados aos equipamentos da Daikin, o que se reverte numa pegada ambiental mais reduzida e também numa poupança nos custos de manutenção.

O modo de funcionamento é bastante simples. A Daikin usa a abordagem “Catch & Clean”, que consiste em três passos para alcançar a decomposição de substâncias nocivas no ar. Primeiro, os purificadores têm uma função de sucção potente a partir de três locais distintos do aparelho. Assim, consegue capturar de forma eficaz as partículas finas do pó que ficam retidas no filtro HEPA electrostático, capaz de reter 99,97% das partículas finas de 0,3 micrómetros.

Segue-se a etapa da decomposição, que recorre ao Flash Streamer para decompor as substâncias retidas no filtro, através de um processo de oxidação. Tanto podem ser vírus como bactérias, pólenes ou bolores. O Flash Streamer atua em conjunto com o filtro desodorizante eliminando odores desagradáveis através da sua tecnologia ionizadora.
Outra grande vantagem é que o consumo de electricidade é muito reduzido. Por exemplo, no modo de baixo consumo, consome apenas 8W, como se fosse um router. Se estiver ligado 365 dias por ano, 24 horas por dia, apenas gasta 15€ durante o ano inteiro. Além disso, é praticamente inaudível. Apenas produz 19 dBAs no modo económico.

Sugerir correcção
Comentar