The CookBook, um espaço para desfrutar de (boa) comida e relaxar

Ler um livro numa poltrona enquanto saboreia umas ostras e desfruta de um copo de vinho: bem-vindo ao The CookBook, um espaço imperdível para foodies - e não só.

Há duas perspectivas interessantes sobre um dos novos espaços do NorteShopping, o The CookBook. Mesmo para quem não tenha noção de que o edifício ganhou terreno e ocupou parte de um antigo parque de estacionamento, há uma evidente diferenciação em parte da fachada. Vislumbra-se uma esplanada e pessoas a absorver os últimos raios de sol do dia. Numa construção que evidencia o passado industrial do próprio espaço, eis que surge uma composição metálica no exterior, a lembrar um puzzle, que desperta, por si só, curiosidade em espreitar o que há de novo (pode parecer um pormenor, mas percebe-se, depois, que não será, de todo, um acaso).

A segunda perspectiva é de dentro. Não tem só que ver com a constatação da tal ampliação, neste caso da zona de restauração. A “zona de transição”, chamemos-lhe assim, parece atrair quem passa: há pessoas a ler, outras a ouvir música junto a uma lareira, há quem pareça concentrado a estudar, ou a trabalhar, e quem esteja, como em casa, sentado numa poltrona, relaxado, de pernas esticadas. Bem-vindo ao The CookBook, um espaço multifuncional onde restauração, lazer e design são os ingredientes principais.

Antecipar tendências, responder a novos hábitos

Com 1 300 metros quadrados, o The CookBook divide-se entre dois pisos do centro comercial NorteShopping, mas o seu conceito é tão marcante e nos transporta para uma atmosfera à parte. Há luz natural a entrar pelas janelas, um sem-número de plantas que nos fazem sentir no meio da natureza, muitos livros, zonas mais reservadas e outras mais propícias para juntar um grupo. A arquitectura do espaço foi pensada para isso: aliar o conforto ao design para proporcionar uma experiência diferenciadora. Aqui é possível usufruir de uma refeição sozinho, mas sentir-se em casa, na companhia de um livro; reunir os amigos para um almoço comemorativo ou descomprimir com colegas de trabalho ao final do dia, enquanto desfruta de uma bebida.

Paulo Valentim, director do NorteShopping, explica que o conceito foi pensado e desenvolvido precisamente “com o objectivo de aliar o lazer à restauração”. O conceito “nasceu da ambição de antecipar tendências e de dar resposta a novos hábitos de consumo”, contextualiza. Quem frequenta o NorteShopping já se habituou a reparar em pequenas mudanças, muitas vezes subtis, que tornam a experiência dos visitantes mais confortável e completa. Desde 1998 que o centro comercial se diferencia e lidera, a norte, pela sua dimensão mas também pelo carácter inovador que casa tão bem compras e lazer. Nos últimos anos, houve grandes mudanças com espaços renovados na restauração e nos cinemas e duas novas áreas, completamente disruptivas, o The CookBook e, mais recentemente, o Galleria, uma zona que reúne marcas exclusivas num espaço também ele sofisticado, com pormenores requintados até na própria decoração. É por isso que o próprio centro é considerado premium nos serviços que presta, e que procura “ir ao encontro dos interesses dos visitantes que, por norma, têm patamares de exigência muito elevados”, reconhece o responsável pelo centro.

Fotogaleria

O The CookBook é uma zona de restauração completamente diferente da que já existia e daquela que existe na generalidade dos centros comerciais. Quem visita o espaço pela primeira vez, depara-se com uma zona “confortável, dinâmica, com um design pensado ao pormenor”, apresenta Paulo Valentim. A oferta é clara: multifuncionalidade, diversidade, novidade. São 20 conceitos de restauração que não existem, a maior parte deles, num espaço de restauração convencional.

Gastronomia e lazer num espaço multifuncional

O conceito do The CookBook é a materialização da estratégia da Sonae Sierra que tem apostado na transição do conceito food court para food hall nos vários centros comerciais que gere. No caso do NorteShopping, o The CookBook proporciona uma área multifuncional “em que as pessoas podem não só usufruir de uma refeição, mas também desenvolver outras actividades”. Esta aposta na redefinição da oferta denota um cuidado especial, uma “área pensada ao pormenor para proporcionar conforto e acolher da melhor forma possível os visitantes”.

No que respeita à oferta de restauração, o director do centro comercial destaca o Zenith, “onde as pessoas podem desfrutar de brunch a qualquer hora do dia”; o A-mar, “com pratos de marisco super fresco, com muita imaginação e criatividade”; o Lao Bao, com “variedade e qualidade” de comida asiática, o Chutnify; “o ex-libris da cozinha indiana”; ou o Maldito, “onde é possível desfrutar de um copo de vinho ao final do dia, uma forma de confraternizar com os amigos ou com a família”, sugere. Mas neste espaço multifacetado é possível encontrar, também, a cozinha vegan do daTerra, pratos mais tradicionais como o leitão, d’O Forno do Leitão do Zé, focaccias, doces conventuais, gelados e, essencialmente, qualidade e criatividade na oferta.

Para quem visita o NorteShopping, é possível usufruir de um espaço inovador, trendy, desenhado para que as pessoas usufruam de momentos de lazer - não só de restauração. Um espaço único, a marcar, possivelmente, uma tendência.