Está a pensar renovar a decoração da sua casa? Este artigo é para si

Para 2023, as casas estarão mais em sintonia com o espírito campestre. A elegância lê-se nos detalhes e na escolha dos objectos mais imprevisíveis. Com o auxílio da decoradora Ana Antunes e da Worten explicamos-lhe como receber a natureza em sua casa através da grande tendência Farmhouse.

Foto

Casa significa porto de abrigo, logo, não é de estranhar que seja também um refúgio de bem-estar e tranquilidade. Afinal, é lá que passamos boa parte das nossas vidas, pelo menos a dormir. Dito isto: há quem seja mais atento à casa e à sua decoração e, vamos mais longe, ao seu feng shui. Todos temos o amigo que compra mil e uma peças decorativas sem precisar, ou o outro que faz da casa o santuário de harmonia, indo ao mais ínfimo pormenor. E ainda quem acabou de comprar ou mudar de casa e precisa de ideias. O que importa dizer é que há algo unânime neste domínio: uma casa arrumada, decorada e harmoniosa traz qualidade de vida e paz de espírito. Refresca e renova.

Farmhouse: a tendência para 2023

Ainda em 2022 e para 2023, entre as várias tendências de decoração destaca-se a Farmhouse, um estilo acolhedor, reconfortante e simples, e ao mesmo tempo depurado, rústico e minimalista. Contemporâneo. “Ao contrário do que o nome sugere, não precisamos de viver numa quinta, só precisamos mesmo de abraçar a sensação casual, acolher a tradição que tipifica este estilo de decoração que pretende ser aconchegante, caloroso e prático”, desmistifica a decoradora portuguesa Ana Antunes. Não quer isto dizer que tenhamos de remodelar a casa por inteiro, nem abolir todos os objectos decorativos que não se enquadrem na tendência Farmhouse, mas sim apostar nos pequenos detalhes, pois é aí que está o truque. Por exemplo, basta, por vezes, incorporar um espelho novo, substituir o cesto da roupa suja, ou optar por candeeiros de parede para fazer a diferença - e são apenas alguns objectos.

Foto
Não precisamos de viver numa quinta para recriar a tendência Farmhouse. Só precisamos mesmo de abraçar a sensação casual e acolher a tradição que tipifica este estilo de decoração que pretende ser aconchegante, caloroso e prático” Ana Antunes, decoradora

Como usar? E que peças escolher?

O quarto e a sala assumem aqui um protagonismo especial, pois são repartições particularmente decisivas numa casa, tanto ao nível da decoração como da usabilidade. “A chave para alcançar este visual que está no topo das tendências é o conforto. Os móveis devem convidá-lo a se sentar, e nada deve parecer frágil demais ao toque”, explica a decoradora. “O ambiente e as paredes são predominantemente brancos com um aspecto depurado e clean como no estilo moderno, mas os móveis e as peças com um aspecto robusto, sólido resistente e ligados à natureza”, esclarece.

Por isso, não é surpreendente que a paleta de cores em que devemos apostar deva ser neutra e recorrer aos tons da natureza. “Os tons do linho, bege, o verde sálvia, o verde seco, os azuis mais pálidos e o cinza predominam”, num equilíbrio com “uma pequena dose de elementos em preto que podem fazer parte da estrutura ou ser distribuídos ao longo do espaço em peças como candeeiros, arte, detalhes em mobiliário, elementos decorativos ou puxadores” exemplifica Ana Antunes. Um quadro ou uma poltrona mais originais, podem mudar tudo.

As madeiras são naturais, sem envernizamentos nem outras pinturas, e “os nós da madeira, as linhas de corte e as várias tonalidades naturais” são detalhes que aumentam a presença desta tendência. Tudo alude ao que é natural e orgânico: “os pavimentos em madeira ou em pedra, e detalhes arquitectónicos como vigas de madeira expostos” são essenciais.

Por isso, também os tecidos estrela da Farmhouse são algodão, linho, lona, lã, chenille - todos eles naturais - “e de diferentes texturas para acrescentar conforto e interesse visual.” Por fim, “os acessórios são um elemento importante, mas nunca devem ser usados em demasia” explica a decoradora. Alguns acessórios bem colocados e com espaço para respirar são tudo o que precisa para o visual deste estilo ficar completado”.

Inspiração para todos os gostos e estilos

Em worten.pt, na secção de casa e decoração, há inspiração - e artigos - para todos os gostos. Seja em sintonia com a tendência Farmhouse ou com outras - como a marítima, que usa e abusa de motivos alusivos ao mar e ao universo marítimo - à mais industrial, vinda da vibe mais cool, mais irreverente, que recorre ao betão ou a peças mais minimalistas, ao próprio minimalismo, vindo dos países nórdicos - ideias não faltam em worten.pt. Sofás, tapetes, cadeiras e bancos, mesas de jantar, estantes e armários para a sala, ou camas, colchões, mesinhas de cabeceira, candeeiros, armários, toalhas, e roupa de cama para o quarto como almofadas ou edredons - há um universo de opções para todos os gostos. Assim, é fácil sentir-se em casa.

Sugerir correcção
Comentar