2021-22

160 publicações inscritas no Concurso Nacional de Jornais Escolares

Número de participantes volta a subir em relação ao ano anterior. Envio de materiais até 15 de julho. Vencedores serão conhecidos no final de outubro.

jornais-escolares,publico-escola,
Foto
Cátia Mendonça

Chegam, de novo, boas notícias do mundo do jornalismo escolar: há 160 publicações inscritas no concurso nacional promovido pelo PÚBLICO na Escola. As inscrições terminaram no último dia do mês de maio, os jornais e as revistas podem agora começar a ser enviados. Olhando para a lista de inscritos, constata-se que as publicações de agrupamento voltam a ser em maior número do que as de escola (ou de turma); e que para além de Portugal — continental e ilhas — estão representados outros países da Europa e da Ásia. O número total de inscrições supera o da edição anterior, que contabilizou 156 nesta fase, 139 das quais foram depois validadas e disputaram os prémios a atribuir.

Mantém-se, assim, a tendência crescente que está a acompanhar o Concurso Nacional de Jornais Escolares desde o momento em que foi retomado, no ano letivo 2019-20. Nessa altura, inscreveram-se 115 publicações. Da primeira para esta terceira edição, a subida do número de participantes aproxima-se dos 40 por cento.

Este ano, o valor total dos prémios ascende a 8500 euros. Às oito distinções da edição anterior soma-se agora um prémio especial para o melhor trabalho de cultura, patrocinado pelo Plano Nacional das Artes.

As publicações a concurso devem ser enviadas, nas condições explicadas no regulamento, até ao dia 15 de julho. Os vencedores são conhecidos no final do mês de outubro, os prémios entregues em novembro.

O PÚBLICO na Escola é um projeto de educação para os media do jornal PÚBLICO, em parceria com o Ministério da Educação e com o apoio da Fundação Belmiro de Azevedo.