7 dias com os media

“Eu, os media e as redes sociais”: o que temos a dizer sobre esta relação?

Semana dedicada à literacia mediática organizada pelo GILM (Grupo Informal de Literacia Mediática) decorre de 3 a 9 de maio. Todos podem participar. “É uma iniciativa aberta à sociedade que esperamos que chegue a todas as gerações.”

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Na 10.ª edição da iniciativa “7 Dias com os Media”, as redes sociais — e a forma como nos relacionamos com elas — estão em destaque. Todos os cidadãos e instituições são convidados a participar, entre os dias 3 e 9 de maio, com ações que convidem a uma reflexão maior sobre este tema. Não há limitações no formato nem na abordagem.

Seja em grupo ou individualmente, através de uma escola ou de forma independente, qualquer um pode registar-se para intervir nesta semana da literacia mediática. Através de textos, vídeos, podcasts, seminários, conferências, músicas, vlogues, cartoons, cartazes, ou em qualquer outro meio, a regra essencial a ser cumprida é que pense sobre o tema em destaque: “Eu, os Media e as Redes Sociais”. O registo pode ser feito, ao longo da semana, no site da iniciativa, organizada pelo GILM (Grupo Informal de Literacia Mediática), onde são dadas pistas para potenciais temas a desenvolver: “Estar online e o bem-estar digital”, “Nós e os media – o que mudou ou não nesta relação?”, “As Redes Sociais e os mundos que as suas imagens constroem”.

O que importa, diz Bruna Afonso, membro do GILM e da organização da iniciativa, é que nenhuma atividade se esgote na simples utilização de meios tecnológicos. “Deve haver uma intenção de promover um uso consciente dessa tecnologia”, explica. Por isso, espera que as participações ao longo destes sete dias possam contribuir para um enquadramento maior da relação dos cidadãos com as redes sociais e a informação, e que esta iniciativa possa ser uma espécie de repositório de ângulos diversos.

“O tema está sempre muito em aberto e as pessoas podem explorá-lo e agarrá-lo como acharem melhor”, acrescenta. E mesmo com um tema central definido, continua a ser possível contribuir com materiais e propostas de outras temáticas relacionadas com o vasto universo dos media — que engloba a imprensa, rádio, televisão, mas também a internet e os videojogos —, “desde que esses materiais e atividades possam contribuir para uma maior capacitação dos cidadãos em relação aos media”.

Está já confirmada a participação da Biblioteca Escolar Clara Brandão e do Projeto Oficina dos Media do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro de Oliveira de Azeméis, através da Rádio Impacto, que conta 25 anos de existência. Por vídeo, alunos partilharão como é que fazer parte da rádio mudou as suas vidas e vivências.

Voltar à normalidade

Também o tema da desinformação, que tem vindo a ser recorrente nas últimas edições, será inevitável ao longo desta semana, acredita Bruna Afonso. Desde a sua primeira edição, a iniciativa arranca a 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa — e este ano não é excepção. Ao longo deste primeiro dia, num formato híbrido, decorrem dois debates, uma mesa redonda e três workshops, no VI Encontro Nacional de Educação para os Media.

Entre o Agrupamento de Escolas D. Dinis, em Lisboa, e na internet, o encontro vai ser também uma ponte para Lviv, onde a professora ucraniana Oksana Pasichnyk partilhará os desafios do ensino mediado e da gestão de informação em tempos de guerra. Este será “um regresso a uma certa normalidade”, que reforça o compromisso do GILM e da Direção-Geral da Educação (DGE) com a atualidade, sublinha Bruna Afonso.

As escolas, universidades e bibliotecas escolares são “participantes fortes de todas as edições dos 7 Dias com os Media”, mas a vontade da organização é que “esta iniciativa seja global e seja participada pela comunidade”, diz ainda. “Queremos que um adulto, já na sua vida de trabalho, sinta o impulso de se registar e inscrever a sua iniciativa. É uma iniciativa aberta à sociedade que esperamos que chegue a todas as gerações.”

Os “7 Dias com os Media” pretendem ser “uma semana simbólica de celebração”. Os eventos que a compõem estarão disponíveis nos canais digitais dos 7 Dias com os Media — Facebook, Instagram e YouTube.