Adyen: conheça a plataforma que simplifica os pagamentos das empresas

Os últimos dois anos mudaram a forma como compramos - mas também a forma como pagamos. Contactless, MbWay, Multibanco, Apple Pay ou Google Pay - só em Portugal, os métodos são incontáveis. Com a Adyen, vamos ver a melhor forma para pôr as empresas a receber.

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Já muito foi escrito e falado sobre como os padrões de consumo mudaram com o efeito galopante que o e-commerce teve nos últimos dois anos. Do lado dos consumidores, houve um aumento brutal na adesão ao comércio digital, quanto mais não seja por, a determinada altura, ser a única forma de aceder a certas lojas (por exemplo, lojas de roupa). Do lado das empresas, nomeadamente nas empresas nacionais (as denominadas microempresas ou pequenas e médias empresas), assistiu-se a um inaugurar do meio digital ou uma exploração crescente do seu potencial.

O que esta mudança trouxe também, sem nos apercebermos, foi uma mudança silenciosa nos métodos de pagamento. Durante os meses iniciais da pandemia fomos incentivados a adoptar o cashless - mais pagamentos sem contacto e menos pagamentos em dinheiro. Nos cartões de débito, com a adopção quase universal do sistema contactless, essa transacção é bastante simples, sendo que na generalidade não é preciso inserir o pin em pagamentos até 50 euros. Mas não se esgota aí. Os meios de pagamento multiplicam-se e agora está do lado dos comerciantes saber como os receber. O MbWay teve um crescimento de 286% só em 2020 e, desde esse ano até hoje, deu-se também a entrada do Google Pay e do Apple Pay - pagamentos através de smartphones ou outros gadgets Android e Apple, respectivamente - com integrações com algum dos principais bancos.

Para comerciantes com ambições internacionais, o problema duplica (ou triplica, quadruplica ou quintuplica, por vezes). Se em Portugal existe o MbWay, nos Países Baixos existe o iDEAL e no Brasil o Boleto. Como é que se responde a tantas variantes sem um caos na gestão de cashflows? Soluções como a Adyen são a resposta.

O milagre da simplificação

“Ajudamos empresas a aceitar pagamentos de clientes que comprem em qualquer canal, em qualquer região, com qualquer método de pagamento e também em qualquer moeda” - quem explica o funcionamento da Adyen é Juan José Llorente, Country Manager da empresa para Portugal e Espanha. A Adyen é uma empresa com escritórios em mais de 27 países, cujo propósito reside em simplificar a vida de empresas que lidam com pagamentos diários. Para Juan, “as empresas que beneficiam mais de trabalhar com a Adyen são as com negócios internacionais e que vendem em mais do que um canal, por exemplo retalho tradicional e e-commerce”, sendo que através desta solução conseguem “com uma única integração, um único contrato e um único processo responder às diversas necessidades dos consumidores globais”. Depois de globalmente já estar associada à Uber, ao eBay, ao Spotify ou à Etsy - quatro dos maiores serviços de compras ou subscrições mundiais - em Portugal a empresa já trabalha com a TAP, a Parfois e a Farfetch.

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As empresas que beneficiam mais de trabalhar com a Adyen são as com negócios internacionais e que vendem em mais do que um canal, por exemplo retalho tradicional e e-commerce." Juan José Llorente, Country Manager da empresa para Portugal e Espanha

Para quem se questiona se o meio de pagamento é assim tão relevante a resposta é simples: sim, é. O sistema de anúncios e publicidade digital funciona como uma espécie de leilão. Isto significa que quanto mais empresas entrem no marketing digital, mais os custos de aquisição de um cliente tendem a subir - uma tendência que, também, já se verificou nos últimos anos. Dessa forma, todos os detalhes são poucos. “O custo de trazer um cliente ao site, chegar ao funil de venda, inserir artigos no carrinho de compras já é tão grande que é decisivo oferecer o pagamento de método preferencial para não se perder o cliente no último clique”, explica Juan, que continua ao dizer que “há empresas para as quais uma melhoria de 0.3 ou 0.5% na taxa de conversão se traduz em centenas de milhares de euros”.

Mas também na retenção do cliente os métodos de pagamento são decisivos. É tudo uma questão de experiência de compra. Numa altura em que o mesmo artigo se pode comprar em diversos sites, não oferecer um meio de pagamento preferencial pode ser a diferença entre um cliente que não compra e não regressa e um cliente que compra e volta a comprar recorrentemente. É o mesmo que numa loja física. Quantos de nós não comprámos um produto por determinada loja não aceitar multibanco? A experiência do cliente está em todos os pormenores.

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A inteligência no centro de tudo

Os sistemas e plataformas tecnológicas de hoje são, tendencialmente, cada vez mais auto-suficientes e inteligentes. E inteligência, no digital, tem um nome: data. Quanto mais dados se conseguem recolher mais sabemos sobre os consumidores e mais decisões e planos de crescimento podem ser feitos. Juan explica que, no que toca a dados de pagamento, o segredo é sempre “tentar descobrir padrões”. A Adyen permite saber a maioria dos dados que, outrora, eram fornecidos apenas por programas de fidelização de cada uma das empresas: isso vai desde a que horas o consumidor compra, a que dia da semana, qual o valor médio de cada compra, a frequência, em que meio… e muito mais. Na verdade, quase tudo é definido pela empresa que vende e por aquilo que esta pretende ver. Juan dá o exemplo que a Adyen “tem clientes de retalho que, através de estratégias de marketing, estão a fazer com que pessoas que antes só compravam digitalmente transitem de novo para o físico de modo a ver se isso influencia positivamente o valor médio de compra”. A inteligência está no sistema, mas a estratégia está do lado de quem o lê.

Por fim, não menos inteligente são os sistemas de detecção à fraude. O sistema de detecção de fraude da Adyen funciona através de inteligência artificial - com regras definidas. Ao contrário de muitas outras plataformas, no caso da Adyen cada cliente pode definir o seu perfil de risco, que Juan explica que “muitas vezes é influenciado também pelo valor do produto que vende”. Um sistema de detecção de fraude mais apertado perderá, invariavelmente, alguns clientes bem-intencionados que foram avaliados erradamente e um sistema de detecção de fraude mais alargado será mais permissivo a clientes mal-intencionados.

O segredo aqui é encontrar o balanço certo - numa solução totalmente tailor made. A Adyen prova que escalar uma empresa global nunca foi tão fácil.

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