O Sabichão revisitado

São 25 artistas e repensaram um dos jogos de tabuleiro mais emblemáticos de Portugal

Fotogaleria
Sebastião Peixoto
Fotogaleria
Sebastião Peixoto
Fotogaleria
Sebastião Peixoto
Fotogaleria
Sebastião Peixoto

Paga e Cala, Jogo da Bolsa, Monopólio, Cluedo, Petróleo... Há uma série de jogos de tabuleiro que são imortais — capazes inclusive de roubar algum tempo de antena ao Facebook e aos smartphones num dia de chuva.

No topo dessa lista está O Sabichão, jogo emblemático da história da Majora (a par do Mikado e do Jogo da Glória) onde um sábio magnético apontava perguntas e respostas com uma vara de arame.

O “Sabichão – Pergunta que eu Respondo” comemora as bodas de ouro e esse é um pretexto (mais que perfeito) para a galeria Dama Aflita, no Porto, repensar o design de um objecto de colecção que começou por chamar-se Eu Sei Tudo (ainda com perguntas e respostas, algumas sobre as ex-colónias, da autoria do Dr. Ramiro da Fonseca).

Eis a lista dos 25 “repensadores”: Akacorleone, Bernardo Carvalho, Bráulio Amado, Célia Esteves, Craig Atkinson, David Robles, João Drumond, José Feitor, Júlio Dolbeth, Kruela D´Enfer, Luis Urculo, Madalena Matoso, Maria Imaginário, Marta Monteiro, Min, Nuno Sousa, Oker, Paulo Patrício, Rui Tenreiro, Rui Vitorino Santos, Salão Coboi, Sebastião Peixoto, Yara Kono, Wasted Rita e Zé Burnay.

A exposição colectiva inaugura no dia 10 de Dezembro (17h) e estará patente até ao dia 14 de Janeiro.

Para os mais nostálgicos, aqui fica a introdução do livro de instruções: "Meu caro amigo:?? Este jogo que a Majora te oferece é muito engraçado, divertido e instrutivo. Para o jogares tens de, em primeiro lugar, ler as oito lições deste livrinho, aprender bem o que é ensinado nessas lições, e só depois é que estarás apto para responder às perguntas sem falhar a uma.? Todas as respostas certas estão no livro e portanto não há que enganar. Mas não vale fazer batota. Não vale ir ao livro à procura da resposta às perguntas. Primeiro estuda-se a lição muito bem e só depois é que vamos responder. Mesmo porque nas lições ensinam-se muitas coisas úteis ou interessantes que não se perguntam no jogo.? Mãos à obra!"

Sugerir correcção
Comentar