Barão da droga colombiano capturado na Costa da Caparica

Foto
Operações decorreram entre as 20h45 de terça e as 3h45 de quarta Nelson Garrido

A Polícia Judiciária capturou na passada terça-feira, na Costa da Caparica, o barão da droga colombiano Macias Nieto, procurado pela Interpol e pela agência norte-americana Drug Enforcement Administration (DEA)

A detenção foi divulgada na quinta-feira, pela própria Polícia Judiciária, sem identificar, porém, a identidade do cabecilha nem o local da detenção, detalhes que são divulgados nesta sexta-feira por jornais portugueses como o Jornal de Notícias e o Correio da Manhã.

Matias Nieto, conhecido por ter ligações às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), estaria na Europa para estabelecer contactos para o tráfico de cocaína.

Contudo, uma operação relâmpago da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE) da Polícia Judiciária, com a colaboração da DEA e da Interpol, levou à captura dele e de mais quatro indivíduos. Ao todo, foram detidas cinco pessoas, três colombianas e duas espanholas, com idades entre os 32 e os 65 anos.

Dois dos indivíduos ainda tentaram fugir de carro, mas embateram em viaturas particulares que estavam estacionadas no local. Mesmo após o embate, ainda foi necessário recorrer ao uso de força física para proceder à imobilização dos sujeitos e subsequente detenção.

Os detidos estão agora em prisão preventiva.

Na mesma operação foram ainda apreendidos aproximadamente 340 quilos de cocaína, que no mercado do tráfico poderiam render até 12 milhões de euros, três veículos, dinheiro, vários telemóveis e documentação vária.

As investigações da operação “RED” vão prosseguir “no sentido de determinar a real dimensão da organização criminosa subjacente, bem como as suas ligações internacionais e a identificação de outros possíveis intervenientes”, declara a Polícia Judiciária no comunicado publicado no site da PJ.

Sugerir correcção
Comentar