Público

O que é isso de vida independente?

Pt En

O que é isso de vida independente?

Eduardo Jorge teve um acidente de carro a 20 de Fevereiro de 1991. Uma lesão medular deixou-o tetraplégico. Tinha 28 anos.

Eduardo Jorge teve um acidente de carro em 1991. Uma lesão medular deixou-o tetraplégico. Tinha 28 anos.

Esteve 10 anos numa cama. Conseguiu reconquistar parte do movimento nas mãos e dos braços. O acesso à internet abriu-lhe o mundo. Começou a informar-se, a saber que direitos tinha e a lutar por eles. Licenciou-se em Ciências Sociais pela Universidade Aberta.

Tornou-se um activista por uma lei de vida independente em Portugal. Fez greve de fome em frente ao Parlamento, percorreu 180 km em cadeira de rodas, da Concavada, em Abrantes, onde vivia, até Lisboa.

Esteve 10 anos numa cama. Conseguiu reconquistar o movimento de mãos e braços. A internet abriu-lhe o mundo. Começou a saber que direitos tinha e a lutar por eles. Licenciou-se em Ciências Sociais e tornou-se um activista por uma lei de vida independente em Portugal. Fez greve de fome, percorreu 180 km em cadeira de rodas, da Concavada, em Abrantes, até Lisboa.

O Estado atribuiu-lhe, excepcionalmente, uma cuidadora 8 horas por dia. Mas à noite, fins-de-semana e feriados, Eduardo pagava do seu bolso a outra pessoa para o virar, levantar da cama, fazer as refeições e a higiene. Com a saúde fragilizada e sem respostas por parte do Estado, decidiu que não podia continuar a viver sozinho.

O Estado atribuiu-lhe uma cuidadora 8 horas por dia. Mas à noite, fins-de-semana e feriados, Eduardo pagava do seu bolso a outra pessoa para cuidar dele. Com a saúde fragilizada e sem respostas do Estado, desistiu de viver sozinho.

↓