Calendário

Em 2018, há quatro feriados ao fim-de-semana (e três pontes à vista)

O calendário de 2018 terá um sabor amargo para os portugueses em quatro dos 13 feriados nacionais obrigatórios: à Páscoa, que é sempre a um domingo, há três outros feriados que calham ao fim-de-semana. O Dia de Portugal (10 de Junho) será também um domingo, enquanto a Restauração da Independência (1 de Dezembro) e o Dia da Imaculada Conceição (8 de Dezembro) são sábados. Em compensação, neste último mês do ano, há dois potenciais fins-de-semana prolongados por duas pontes — o Natal e o Ano Novo calham à terça-feira.

O primeiro fim-de-semana prolongado de 2018 aconteceu com o feriado de 1 de Janeiro. Segue-se o da Páscoa, que começa com a Sexta-feira Santa a 30 de Março. A Implantação da República (5 de Outubro), que também calha a uma sexta-feira, completa o leque de fins-de-semana estendidos. A que se juntam o Carnaval (13 de Fevereiro, terça-feira), caso seja dada tolerância de ponto, e o Corpo de Deus (31 de Maio) e o Dia de Todos os Santos (1 de Novembro), ambos quintas-feiras, que podem resultar em pontes.

Nos feriados municipais de Junho, o Santo António celebra-se a uma quarta-feira, o São João a um domingo e o São Pedro a uma sexta-feira. O feriado religioso que calha no pino no Verão, o 15 de Agosto, que celebra a Assunção de Nossa Senhora, será este ano a uma quarta-feira.