Gigantescos e com fé: as imagens dos novos túneis nas entranhas de Lisboa

O quebrar de uma parede de pedra marcou o fim das obras de escavação do troço entre Estrela e Santos do túnel da nova linha circular do Metropolitano de Lisboa. O momento contou com a presença do ministro do Ambiente e Acção Climática e foi celebrado pelos operários.

Local onde a máquina perfuradora quebrou a última barreira de pedra do túnel entre Estrela e Santos Nuno Ferreira Santos
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Local onde a máquina perfuradora quebrou a última barreira de pedra do túnel entre Estrela e Santos Nuno Ferreira Santos

Encontra-se terminada a escavação do Metro de Lisboa entre a Estrela e Santos, que permitirá assegurar a ligação entre o Rato e o Cais do Sodré. A nova linha estará operacional em Outubro de 2024, garante Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Acção Climática, salientando a importância da mesma para a captação de novos utilizadores dos transportes públicos e a consequente redução das emissões poluentes do sector dos transportes. A linha circular nasce da junção da linha verde entre Cais do Sodré e Campo Grande com um troço da linha amarela entre Campo Grande e Rato, a que se junta esta ligação entre Rato e Cais do Sodré. Com ela, surgirão as novas estações da Estrela e de Santos.

As obras da linha circular são apenas uma das componentes de um mais ambicioso plano de expansão da rede de metro da capital. Até ao final deste ano, deverão começar os trabalhos de expansão da linha vermelha entre São Sebastião e Alcântara, com estações novas em Campolide/Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara. No final do primeiro semestre, será lançado o concurso para a nova linha violeta, que ligará os concelhos de Odivelas e Loures, prevendo-se que esteja operacional até ao final de 2026.

A ligação entre o Rato e Santos da futura linha circular está agora terminada
A ligação entre o Rato e Santos da futura linha circular está agora terminada Nuno Ferreira Santos
O poço de acesso às galerias da nova linha existente na zona da Estrela
O poço de acesso às galerias da nova linha existente na zona da Estrela Nuno Ferreira Santos
Os trabalhos decorrem a 55 metros de profundidade, 60 na zona da futura estação da Estrela
Os trabalhos decorrem a 55 metros de profundidade, 60 na zona da futura estação da Estrela Nuno Ferreira Santos
Um pequeno santuário existente na zona de acesso às galerias, entre o Rato e a Estrela
Um pequeno santuário existente na zona de acesso às galerias, entre o Rato e a Estrela Nuno Ferreira Santos
A máquina perfuradora que tem feito avançar o túnel a uma média de 40 metros por semana
A máquina perfuradora que tem feito avançar o túnel a uma média de 40 metros por semana Nuno Ferreira Santos
Acesso à galeria da nova linha circular entre o Rato e a Estrela
Acesso à galeria da nova linha circular entre o Rato e a Estrela Nuno Ferreira Santos
Máquina que vai solidificando com betão as galerias recentemente escavadas
Máquina que vai solidificando com betão as galerias recentemente escavadas Nuno Ferreira Santos
Aspecto do projecto de escavação do novo túnel do metropolitano
Aspecto do projecto de escavação do novo túnel do metropolitano Nuno Ferreira Santos
Poço de ventilação das galerias do túnel agora terminado
Poço de ventilação das galerias do túnel agora terminado Nuno Ferreira Santos