Sony Awards 2018: uma volta ao mundo em imagens

Fotogaleria

Todos os anos, o concurso Sony World Photography Awards distingue as melhores fotografias de cada país. Nesta edição, António Coelho (e a fotografia Solitude — um auto-retrato realizado numa área florestal) foi merecedor do título de melhor fotógrafo português a concurso. 

 

A presidente do júri, Zelda Cheatle, declarou, em comunicado, que "todas as imagens [distinguidas] têm algo de especial". "Pode ser a composição, o impacto da imagem, o domínio técnico demonstrado, a singularidade do evento registado ou uma forma diferente de transmitir informação." A fotografia de António Coelho destaca-se por vários motivos: a imagem da floresta a branco e negro remete, numa interpretação livre, para o ano marcado pelos incêndios, em Portugal, e a técnica utilizada revela perícia ao nível da manipulação digital. "Percebi que, ao adicionar o efeito de desfocagem a uma parte da fotografia, intensificava o efeito de tranquilidade."

 

O português sente-se "verdadeiramente honrado" por ter sido distinguido pela Sony e tem esperança de que o prémio torne o seu trabalho visível "à escala global". O portefólio de António Coelho contém fotografias tiradas com recurso a máquinas analógicas e digitais, que têm como inspiração o trabalho do fotógrafo norte-americano Ansel Adams. "O seus gostos abrangem uma grande variedade de temas — desde fotografia conceptual, abstracta, até a arquitectura e paisagens", revelou a organização do concurso, e António Coelho já participou noutras competições internacionais.

 

O vencedor do Prémio Nacional irá receber equipamento fotográfico da marca e estará presente na cerimónia dos Sony World Photography Awards, em Londres, a 19 de Abril, data em que será conhecido o Fotógrafo do Ano, de entre os dez finalistas. A fotografia de António Coelho estará em exposição em Londres, entre as restantes premiadas, de 20 de Abril a 6 de Maio, na Sommerset House.