Valverde vence 16.ª etapa mas Kruijswijk mantém liderança do Giro

O espanhol da Movistar aproveitou os últimos metros da tirada para conquistar a sua primeira vitória nesta Volta a Itália.

Foto
Valverde à chegada a Andalo Vincenzo Pinto/AFP

Alejandro Valverde levou a melhor sobre o actual camisola rosa da Volta a Itália, Steven Kruijswijk (Lotto NL-Jumbo), e conquistou a 16.ª etapa da prova, em 2h58m. O favorito à vitória nesta terça-feira, o italiano Vincenzo Nibali (Astana), ficou fora dos dez primeiros classificados, estando em quarto lugar na geral.

Com duas subidas – em Passo Della Mendola e outra em Fai Della Paganella - Steven Kruijswijkn esteve grande parte da prova na liderança. No percurso que liga Brixen a Andalo, Valverde não cedeu nos últimos 15 km, levando a melhor sobre o holandês.

“É um bom dia para mim pois subi na classificação geral. Queria uma vitória numa etapa como recompensa para a minha família, os directores, os mecânicos… Todas as pessoas que me ajudaram a ultrapassar o dia que tive no sábado por causa da altitude", defendeu.

Na última curva, o espanhol da Movistar disparou num sprint para a vitória da etapa, com 132 km de percurso, na qual Eddy Merckx, considerado um dos maiores ciclistas de todos os tempos, conquistou o troféu em 1973.

"É uma grande sensação vencer pela primeira vez [uma etapa] no Giro D’Italia", assumiu.

O pódio fechou com o russo Ilnur Zakarin (Katusha), que tentou acompanhar os adversários mas sem sucesso, ficando a oito segundos de Kruijswijk.

A classificação geral, no entanto, mantém-se. O ciclista holandês continua com a camisola rosa, enquanto o colombiano Esteban Chaves (Orica Green-Edge) perdeu 41 segundos para o líder do Giro, estando agora a três minutos do mesmo. Valverde subiu para terceiro.

O Giro termina no domingo. A 15.ª etapa decorre na quarta-feira entre Molveno e Cassano D’adda, tendo uma extensão de 196 km.

Texto editado por Nuno Sousa

Sugerir correcção
Comentar