Vencedores dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial conhecidos esta quinta feira

A edição portuguesa deste ano dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial recebeu 28 candidaturas.

Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

É uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia que visa distinguir boas práticas de promoção do empreendedorismo na Europa. Dinamizados internacionalmente pela Direcção Geral do Mercado Interno, Indústria, do Empreendedorismo e das PME (DG Grow), estes prémios são coordenados e dinamizados em Portugal pelo IAPMEI desde a 1ª edição.

São cinco as categorias dos projectos a concurso, alinhadas com a estratégia da Europa 2020: Promoção do Espírito do Empreendedorismo, Investimento nas Competências Empreendedoras, Desenvolvimento do Ambiente Empresarial, Apoio à Internacionalização das Empresas e Empreendedorismo Responsável e Inclusivo.

A primeira edição aconteceu em 2006, e desde então, entre 32 países participantes, Portugal tem vindo a ocupar um lugar de destaque sendo distinguido por diversas vezes nas finais internacionais promovidas. Logo nesse ano, o primeiro prémio na categoria “Redução de Burocracia” foi para o projecto “Empresa na Hora”.

Em 2012 e 2013, os projectos portugueses “Douro Boys” e “Portuguese Shoes - The sexiest industry in Europe” também foram premiados com o primeiro prémio na categoria “Apoio à Internacionalização das Empresas”.

No ano passado, o projecto “PME Líder”, uma iniciativa do IAPMEI e do Turismo de Portugal com os principais bancos portugueses, foi galardoado na categoria “Desenvolvimento e Ambiente Empresarial”. Em 2015, o nosso país foi o vencedor na final europeia com o Grande Prémio do Júri atribuído ao projecto “Lisboa Empreende”, e no ano anterior, o primeiro prémio na categoria “Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos” foi atribuído ao projecto “AMS – Thinking Ahead” tendo sido ainda entregue uma menção Honrosa ao projecto “FAZ – Ideias de Origem Portuguesa” na categoria ‘Empreendedorismo responsável e inclusivo”.

Actualmente, Portugal é o país com mais projectos premiados na fase europeia, num total de seis, seguindo-se a Itália e Espanha com cinco distinções cada.

A história dos Prémios Europeus de Promoção Industrial tem sido escrita com o sucesso de alguns projectos nacionais que deram cartas fora do país. Para isso tem contribuído o movimento de startups que tem vindo a impulsionar a criação de negócios, de valor, de emprego e que cria dinâmicas nas economias portadoras deste movimento. Fruto deste movimento ímpar, surgiram marcos no sector que culminaram, no ano passado, com o lançamento do programa do Governo StartUp Portugal e com a realização da primeira edição do Web Summit no nosso país que irá continuar a decorrer anualmente em território nacional até 2018.

Os vencedores deste ano serão conhecidos no próximo dia 21 de Setembro, a partir das 14h30, no Salão Nobre do IAPMEI, em Lisboa. Durante a cerimónia, de um total de 28 candidaturas, serão revelados, os primeiros e os segundos classificados de cada categoria, mas também os dois grandes vencedores que vão representar Portugal na final europeia, a realizar-se em Novembro deste ano na Estónia.