Influenciar influenciadores?

Estes influencers lutam pela (re)definição do que é a democracia e a liberdade de expressão, entre outros valores estruturantes. O que inclui a reconfiguração do projeto europeu.

Ouça este artigo
00:00
03:39

O Conselho da União Europeia acaba de publicar um documento em que incentiva os Estados-membros a desenvolverem “políticas e instrumentos que promovam um comportamento responsável por parte dos influenciadores junto do seu público”. Considerando que os novos protagonistas digitais condicionam as “atitudes democráticas, os valores e as opiniões políticas” de quem os segue, entende o organismo europeu que os influencers “devem estar particularmente cientes do potencial impacto que a partilha de informações falsas e desinformação” tem no seu auditório. Por isso, instiga os países a apostarem em atividades que promovam “competências de literacia mediática” e “pensamento analítico e crítico”, com o objetivo de produzir “um efeito positivo tanto nos influenciadores, como no seu público”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários