Aprovado primeiro curso de doutoramento no ensino politécnico

Curso de doutoramento em Engenharia de Sistemas Inteligentes arranca em Setembro no Instituto Politécnico de Bragança.

Foto
Primeiro curso de doutoramento num politécnico arranca em Setembro em Bragança Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
02:34

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3Es) aprovou o primeiro curso de doutoramento no ensino politécnico. O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vai ser o primeiro a poder atribuir o grau de doutor, com o curso em Engenharia de Sistemas Inteligentes, que “foi acreditado por seis anos sem qualquer condicionamento”, segundo anunciou a instituição em comunicado.

Ministrado “em estreita articulação com empresas”, o curso arranca em Setembro e as inscrições abrem em breve, adianta o IPB, que aguarda a decisão da A3Es relativamente a mais dois cursos de doutoramento que estão em avaliação, um em Engenharia de Biossistemas e outro em Tecnologia e Produtos de Base.

"É um doutoramento inovador, na medida em que obriga a que parte da formação seja feita em contacto com as empresas", destacou o presidente do IPB, Orlando Rodrigues, em declarações à RTP.

Foi em Fevereiro de 2023 que a Assembleia da República aprovou alterações à lei de bases do sistema educativo e do regime jurídico das instituições do ensino superior que alargaram aos institutos politécnicos a possibilidade de conferir o grau de doutor, como há anos reivindicavam as instituições deste sector.

Mas este grau apenas pode ser outorgado por instituições que obedeçam a critérios exigentes, nomeadamente o de ter 75% dos docentes do doutoramento integrados em unidades de investigação próprias com a classificação mínima de muito bom.

Orlando Rodrigues lembrou que a aprovação do doutoramento "foi uma luta difícil" que obrigou o Instituto Politécnico de Bragança a demonstrar que tinha "capacidade científica, uma vez que para se poder ministrar um curso de doutoramento "é preciso ter um centro de investigação classificado como muito bom ou excelente". O IPB tem "dois com a classificação de excelente" — são os centros de Investigação e Digitalização e Robótica Inteligente e o de Investigação de Montanha, a que se junta ainda o Laboratório Associado para a Sustentabilidade e Tecnologia em Regiões de Montanha.

O doutoramento em Engenharia de Sistemas Inteligentes visa preparar profissionais e investigadores “com capacidade de exercer autonomamente funções de investigação e liderança em processos de inovação na área multidisciplinar de Engenharia de Sistemas Inteligentes”, que incluem “electrónica, automação e robótica, sistemas ciberfísicos, inteligência artificial, computação avançada e cibersegurança”, acrescenta o IPB.

"A realização de projectos de investigação aplicada de elevado potencial científico, em estreita articulação com empresas e focando o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas práticos e realistas, permitirá o reforço da capacidade tecnológica nacional e desempenhará um papel dinamizador da região de Trás-os-Montes”, conclui.

O instituto tem actualmente cerca de duas centenas de estudantes a fazer doutoramentos em universidades portuguesas e espanholas.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários