Ter pais com baixa escolaridade na adolescência aumenta risco de pobreza no futuro

INE inquiriu pessoas entre os 25 e os 59 sobre as condições dos pais quando tinham 14 anos. Ora, a probabilidade de se ser pobre no futuro é tanto maior quanto menor for a escolaridade dos pais.

Foto
Ter um progenitor estrangeiro, com baixa escolaridade ou desempregado quando se é adolescente aumenta o risco de pobreza na vida adulta Paulo Pimenta/Arquivo
Ouça este artigo
00:00
07:42

As condições de vida de um adolescente de 14 anos vão interferir com o risco de pobreza que enfrentará no futuro? A resposta, segundo a análise mais recente do Instituto Nacional de Estatística (INE) ao rendimento e condições de vida e à transmissão interoperacional de vantagens e desvantagens sociais, é um rotundo sim. Os resultados, divulgados esta sexta-feira, indicam que ter pais com um nível de escolaridade mais baixa ou em que pelo menos um deles é estrangeiro terá um peso negativo nas condições de vida dos filhos, aumentando o risco de pobreza que irão enfrentar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 10 comentários