Pai de Mortágua não foi condenado a prisão perpétua – pena não existia durante Estado Novo

Camilo Mortágua foi condenado à revelia a 20 anos de prisão por participar no assalto ao Banco de Portugal, em 1967. Depois do 25 de Abril foi amnistiado por se tratar de um crime político.

Foto
Mariana Mortágua afirmou que o pai tinha sido condenado a prisão perpétua num programa da manhã da TVI EPA/PAULO CUNHA
Ouça este artigo
00:00
02:24

A frase

“O meu pai fez política na clandestinidade. Foi condenado a prisão perpétua pela PIDE” - Mariana Mortágua

O contexto

Esta quarta-feira, no programa da manhã “Dois às 10”, transmitido na TVI, a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, afirmou que durante o Estado Novo o seu pai, Camilo Mortágua, não só tinha feito “política na clandestinidade” como teria sido “condenado a prisão perpétua pela PIDE”.

Os factos

Importa começar por esclarecer que a prisão perpétua foi abolida em Portugal em 1884, 32 anos depois de ter sido abolida a pena de morte.

A historiadora Irene Flunser Pimentel explicou ao PÚBLICO que durante o Estado Novo não voltou a ser aplicada a prisão perpétua. O que existia, detalha, eram as medidas de segurança.

Estas medidas consistiam num instrumento utilizado pela PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado) para prolongar penas de prisão e manter as pessoas presas, mesmo que fossem absolvidas. As penas de prisão podiam ir sendo prolongadas, mas é incorrecto considerará-las prisões perpétuas. O Tribunal Plenário podia, inclusivamente, decidir libertar os reclusos, apesar do parecer da PIDE, como explicou a historiadora ao PÚBLICO.

Camilo Mortágua foi julgado e condenado à revelia por ter participado no assalto ao Banco de Portugal, na Figueira da Foz, em 1967, juntamente com Hermínio de Palma Inácio, António Barracosa e Luís Benvindo.

O pai de Mariana Mortágua foi condenado a 20 de anos de prisão, mas estava em Paris quando soube da pena, como escreveu a TSF em 2017. Acabou por ser amnistiado depois do 25 de Abril de 1974, porque o assalto ao Banco de Portugal foi considerado um crime político.

Também é errado afirmar que Camilo Mortágua foi “condenado pela PIDE”, já que as decisões judiciais não cabiam à polícia política, mas sim aos tribunais.

Veredicto

Não é verdade que o pai de Mariana Mortágua tenha sido “condenado a prisão perpétua pela PIDE”. Não só não existia prisão perpétua em Portugal, como não cabia à PIDE a responsabilidade de “condenar”. Camilo Mortágua foi condenado a 20 anos de prisão à revelia pelo assalto ao Banco de Portugal, na Figueira da Foz, em 1967, quando estava em Paris. No entanto, foi amnistiado depois do 25 de Abril de 1974

Sugerir correcção
Ler 80 comentários