Estudo propõe juntar discriminações numa Agência para a Igualdade

Estudo propõe “uma porta única” de denúncia e políticas públicas. Segundo o INE, 40% das pessoas dizem-se discriminadas por dois ou três factores.

Foto
"O tema género, a discriminação específica contra as mulheres, é o mais antigo, que tem mais lastro, que tem mais peso, que tem mais lugar da fala" Manuel Roberto
Ouça este artigo
00:00
07:09

Uma mulher negra é discriminada no acesso a um emprego: apesar de estar em clara vantagem em termos de currículo, é o colega, um homem branco, que é escolhido para o cargo. A quem faz queixa? E qual o motivo da queixa: discriminação por género ou racial? Em Portugal, poderia recorrer a duas entidades para fazer a queixa – a Comissão para a Igualdade e Cidadania (CIG) ou a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR). A sua defesa teria, também, de invocar duas leis. E, na hipótese de o caso ir a tribunal, também é provável que fosse julgado mais por um prisma do que por outro (dando os magistrados mais ênfase à questão racial ou de género).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção