Pobreza ameaça quase metade dos desempregados e 10% dos trabalhadores

A taxa de risco de pobreza agravou-se para os desempregados e recuou entre os trabalhadores. Destes, 10% continuam a ser pobres, segundo o INE.

Foto
Risco de pobreza também é maior na população reformada Nelson Garrido (arquivo)
Ouça este artigo
00:00
07:02

O risco de pobreza diminuiu entre os portugueses que trabalham, mas agravou-se na população desempregada. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) nesta terça-feira, quase metade (46,7%) dos desempregados em Portugal está em risco de pobreza, verificando-se neste grupo intensidades de pobreza e de desigualdade na distribuição do rendimento "muito elevadas". Aliás, a taxa de risco de pobreza verificada foi, em 2022, cinco vezes a da população empregada (que ficou pelos 10%). Feitas as contas, por comparação a 2021, o risco de pobreza para a população desempregada aumentou em mais 3,3 pontos percentuais, mas, como sublinha o investigador Fernando Diogo, "os desempregados em situação de pobreza representam um universo relativamente pequeno em relação ao dos trabalhadores porque a maior parte das pessoas trabalha."

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 22 comentários