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Estes são os “monstros” ancestrais que acordam por todo o lado no Carnaval

Ao longo de 13 anos, o fotógrafo Jason Gardner fotografou as mascaradas de Inverno de 15 países, incluindo Portugal. O livro We The Spirits reúne retratos de "monstros" que datam de tempos ancestrais.

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Entroidopust, masfasnachtcourir ou Mardi Gras são nomes que aludem, cada uma numa língua diferente, para as mascaradas de Inverno que se repetem, anualmente, entre Janeiro e Março, um pouco por todo o mundo. Estas tradições, que se disseminaram a partir da Europa até outras paragens, datam de uma era pré-Cristianismo e ligam as gentes do presente ao seu passado ancestral. Entre 2011 e 2023, o norte-americano Jason Gardner viajou até 15 países do mundo e reuniu no fotolivro We The Spiritspublicado em Dezembro de 2023 pela Gost Books, os retratos das criaturas que ganham vida em cada celebração.

O interesse de Gardner pelas tradições carnavalescas não surgiu em 2011, mas sim muito antes, quando, no Brasil, mais especificamente em Pernambuco, fotografou o projecto que daria origem ao seu anterior fotolivro Uma Flor na Boca, editado em 2013, que é inteiramente dedicado ao retrato do Carnaval da região. “Nos anos em que não podia estar no Brasil a celebrar e a fotografar o Carnaval, comecei a procurar outros carnavais que ficavam mais perto de Nova Iorque, onde eu vivia na altura”, recorda, numa videoconferência com o P3 a partir de Paris. Viajou até Nova Orleães e Louisiana, onde fotografou os seus famosos Mardi Gras. Seguiram-se as ilhas de Trinidad e Tobago, nas Caraíbas. “Quando me mudei para a Europa, em 2016, continuei a explorar os carnavais ao meu redor.” Alemanha, Áustria, Bulgária, França, Grécia, Itália, Macedónia do Norte, Polónia, Portugal, Eslovénia, Espanha, Suíça foram os países que visitou.

“Todos os rituais que observei são diferentes. Mas, de um certo modo, são todos iguais.” Existem, entre todos, traços comuns. “Por um lado, os temas das festas são parecidos. A passagem do Inverno para a Primavera e a relação das pessoas com a natureza são constantes. A exploração de arquétipos antagónicos, de bem e mal, de belo e feio, de claro e escuro, são também muito frequentes, assim como inclusão de elementos naturais nos trajes.” Folhagem, cascas de árvores, musgo, assim como peles de animais ou chifres ajudam a compor os monstros carnavalescos das muitas geografias que visitou. “Por outro lado, existe o aspecto da eliminação das normas sociais e da quebra de barreiras socioeconómicas. Toda a gente se junta em posição de igualdade.”

Casamentos de faz-de-conta são também transversais a muitas das festas carnavalescas. “Numa aldeia da Eslovénia é comum marcarem-se casamentos por esta altura do ano, por estar associada ao renascimento, à renovação. Quando não há nenhum casamento planeado na aldeia, dois rapazes vestem-se de noiva e noivo e andam de casa em casa, de braço dado, a bater às portas e divertirem toda a gente.” Este tipo de tradições, reflecte o norte-americano, substituíam-se às aplicações de encontros que existem actualmente: “Quando se vai de casa em casa, vê-se toda a gente que lá está, o que se cozinha, etc. As pessoas conheciam-se melhor nestas festas e assim nasciam novos casais”.

Em Cirkovce, no mesmo país, a ausência de casamentos nesse período pode mesmo “chegar a extremos”. “As mulheres solteiras da aldeia participam numa cerimónia em que casam com árvores e, de seguida, transportam troncos de casa em casa.” Na Macedónia do Norte e na Bulgária, as festas de Inverno também incluem as figuras de noivo e noiva, em diferentes moldes. Na remota aldeia macedónia de Begnishte, um grupo de mascarados (entre eles os noivos) anda de porta em porta a “espantar o mal” das casas e a desejar boa saúde, felicidade e fertilidade.

Nas aldeias búlgaras de Leskovets, Drazhevo, Kozarevo e Yambol, decorre uma cerimónia de casamento de faz-de-conta, que inclui a presença de um urso dançante, em cada casa. O urso é uma figura central desta celebração. “Aqueles que sofrem de alguma maldição ou doença podem queimar um pedaço do fato de urso para se purificarem. No interior das casas, o urso provoca uma zaragata amigável com o dono da casa. E quando o urso consegue ficar por cima dele, acredita-se que boa sorte para o próximo ano irá agraciar aquela casa.” Gardner diz, segundo a lenda, que quando o urso abraça uma mulher, ela ficará grávida no ano seguinte.

Também em França, nos Pirenéus orientais, os ursos assumem grande protagonismo, “perseguindo” pessoas e “espalhando” a boa sorte. “Contaram-me, numa entrevista nessa festa, que quando as pessoas põem as máscaras de urso entram numa espécie de transe e não se lembram, até tirarem a máscara, do que fizeram. Achei isso muito curioso. Não era o efeito de álcool ou drogas, mas apenas o acto de se mascararem que as colocava nesse estado.”

Embora se tenha esforçado por estar presente, sobretudo, nas festas em que o acesso a pessoas de fora da comunidade é rara, Gardner garante que assume sempre um papel de invisibilidade, para não perturbar os rituais. “Normalmente fotografo os retratos antes ou depois das festas – ou então durante uma pausa.” Este é um detalhe importante para Jason Gardner, que tem assistido, ao longo da última década, a um interesse generalizado, massificado, por este tipo de festas.

“Vejo isto a acontecer de forma recorrente. Há pessoas que crescem nessas aldeias, que amam as suas tradições, e que regressam das cidades grandes para onde se mudaram para revalorizar estes rituais. Percebem como os grandes festivais se transformam em sucessos comerciais e tentam replicar esses modelos.” O fotógrafo não dissocia esses fenómenos das redes sociais, onde as pessoas gostam de publicar coisas bonitas e pouco conhecidas. “Se por um lado estas são festas bonitas que merecem ser mostradas, por outro há fotógrafos ou pessoas que as fotografam que nem sempre se comportam de forma não intrusiva.”

Gardner tende a evitar os grandes Carnavais. Os do Rio de Janeiro, de Veneza, ou mesmo os de Podence (classificado como património imaterial da UNESCO em 2019) são “organizados por muita gente, têm muitos visitantes”. Já foram fotografados de todos os ângulos possíveis e por esses motivos não o atraem. “Prefiro ir a outros lugares.” Nem por isso Portugal fica fora da sua mira, refere. À data da publicação deste artigo, o fotógrafo encontra-se em Portugal a recolher imagens de uma outra festa carnavalesca.

We The Spirits contém, nas últimas páginas, uma referência a uma inscrição que está patente na Capela dos Ossos, em Évora. “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos.” “É uma frase muito simbólica”, comenta. “Foi a partir dela que cheguei ao título ‘Nós espíritos’. Dá a ideia de que tu virás a seguir para o mesmo lugar onde todos estamos, anui um reconhecimento desta ‘dança’ humana com a morte. Este aspecto cíclico confere mais profundidade a estes rituais. Encontra uma razão para existirem.”

Porque o fazemos, afinal? “Cumprimos estes rituais porque nos está no sangue”, responde Gardner. “Sempre os cumprimos porque gostamos, mas também porque temos de cumprir. Fazem parte da nossa identidade, da nossa herança. Os rituais honram a nossa relação com a terra, os animais e a natureza, honram a relação com os nossos antepassados, com os ciclos de vida.”

Homem Galinha, Eunice, Louisiana, EUA. No interior do Louisiana, toda a gente se mascara para participar na tradicional Courir de Mardi Gras, em que foliões mascarados perseguem galinhas vivas.
Homem Galinha, Eunice, Louisiana, EUA. No interior do Louisiana, toda a gente se mascara para participar na tradicional Courir de Mardi Gras, em que foliões mascarados perseguem galinhas vivas. ©Jason Gardner
Augustus II, Sopotnia Mala, Polónia. A tradição de máscaras dziady está associada ao Ano Novo. A expressão dziadi está associada às palavras antepassado, avô ou idoso. Reza a lenda que os espíritos dos antepassados regressam às suas antigas casas e visitam as famílias. O Augustus é uma figura cómica que vasculha os armários das mulheres, rouba ovos das despensas deixando um rastro de terra e lama pelas casas.
Augustus II, Sopotnia Mala, Polónia. A tradição de máscaras dziady está associada ao Ano Novo. A expressão dziadi está associada às palavras antepassado, avô ou idoso. Reza a lenda que os espíritos dos antepassados regressam às suas antigas casas e visitam as famílias. O Augustus é uma figura cómica que vasculha os armários das mulheres, rouba ovos das despensas deixando um rastro de terra e lama pelas casas. ©Jason Gardner
Cavalos Dziady, Sopotnia Mala, Polónia. A tradição Dziady está associada ao Ano Novo. Os cavalos representam as forças da natureza e o renascimento dos seres. Na essência dos rituais está a comunhão entre os vivos e os mortos, com o estabelecimento de relações com as almas dos antepassados.
Cavalos Dziady, Sopotnia Mala, Polónia. A tradição Dziady está associada ao Ano Novo. Os cavalos representam as forças da natureza e o renascimento dos seres. Na essência dos rituais está a comunhão entre os vivos e os mortos, com o estabelecimento de relações com as almas dos antepassados. ©Jason Gardner
Vaca / Rapaz, Guiné-Bissau. Numa relação com o passado colonial português, a influência europeia e as tradições africanas, o Carnaval da Guiné Bissau permanece um fenómeno cultural forte, atravessando as muitas linhas étnicas e sociais do país. Em Bissau, uma criança mostra a máscara que fez em papier-mâché antes da pintura.
Vaca / Rapaz, Guiné-Bissau. Numa relação com o passado colonial português, a influência europeia e as tradições africanas, o Carnaval da Guiné Bissau permanece um fenómeno cultural forte, atravessando as muitas linhas étnicas e sociais do país. Em Bissau, uma criança mostra a máscara que fez em papier-mâché antes da pintura. ©Jason Gardner
Bubaque, Guiné-Bissau. As máscaras de madeira são construídas ao longo de vários anos. Podem ser muito pesadas, sendo necessárias várias pessoas para ajudarem a colocá-la à cabeça do portador. A procissão é longa.
Bubaque, Guiné-Bissau. As máscaras de madeira são construídas ao longo de vários anos. Podem ser muito pesadas, sendo necessárias várias pessoas para ajudarem a colocá-la à cabeça do portador. A procissão é longa. ©Jason Gardner
Rämersmänner, Nassereith, Áustria. Nas montanhas do Tirol austríaco celebra-se o Fasnacht (o dia anterior à Quaresma) com o ritual de máscaras de Schleicherlaufen uma vez a cada quatro ou cinco anos. Desfilam grupos com diferentes personagens como o sineiro, o saltimbanco, o pobre e a criada.
Rämersmänner, Nassereith, Áustria. Nas montanhas do Tirol austríaco celebra-se o Fasnacht (o dia anterior à Quaresma) com o ritual de máscaras de Schleicherlaufen uma vez a cada quatro ou cinco anos. Desfilam grupos com diferentes personagens como o sineiro, o saltimbanco, o pobre e a criada. ©Jason Gardner
Herbst (Outono), Telfs, Áustria. A preparação da celebração envolve cerca de 16 mil habitantes de Telfs. As crianças recolhem líquens e folhagem para os seus trajes. As mulheres cosem e bordam e os homens esculpem máscaras de madeira.
Herbst (Outono), Telfs, Áustria. A preparação da celebração envolve cerca de 16 mil habitantes de Telfs. As crianças recolhem líquens e folhagem para os seus trajes. As mulheres cosem e bordam e os homens esculpem máscaras de madeira. ©Jason Gardner
Oraci (Lavrador), Lancova Vas, Eslovénia. O oraci usa lenços e trajes coloridos, em conjunto com um arado decorativo para garantir boas colheitas e amenizar o Inverno. No arado bonecos de homens e mulheres simbolizam novos começos e a época fértil.
Oraci (Lavrador), Lancova Vas, Eslovénia. O oraci usa lenços e trajes coloridos, em conjunto com um arado decorativo para garantir boas colheitas e amenizar o Inverno. No arado bonecos de homens e mulheres simbolizam novos começos e a época fértil. ©Jason Gardner
Kurent, Markovci, Eslovénia. No interior da Eslovénia, o Carnaval é chamado de Pust. Na região de Ptuj, os oraci usam laços e trajes coloridos. A figura kurent é a mais popular e usa uma pele de ovelha, com badalos de vaca à cintura, uma máscara facial, dois cornos de vaca ou paus na cabela e um cajado.
Kurent, Markovci, Eslovénia. No interior da Eslovénia, o Carnaval é chamado de Pust. Na região de Ptuj, os oraci usam laços e trajes coloridos. A figura kurent é a mais popular e usa uma pele de ovelha, com badalos de vaca à cintura, uma máscara facial, dois cornos de vaca ou paus na cabela e um cajado. ©Jason Gardner
Kürika (Galinha), Markovci, Eslovénia. A galinha kürika é uma máscara tradicional que quem veste roda em círculos no exterior de sua casa, enquanto pede ovos às donas de casa como prendas que são presságio de um bom ano vindouro.
Kürika (Galinha), Markovci, Eslovénia. A galinha kürika é uma máscara tradicional que quem veste roda em círculos no exterior de sua casa, enquanto pede ovos às donas de casa como prendas que são presságio de um bom ano vindouro. ©Jason Gardner
Baba deda nosi v košu (mulher que carrega homem num cesto), Okiç, Eslovénia. Figura do Pust esloveno.
Baba deda nosi v košu (mulher que carrega homem num cesto), Okiç, Eslovénia. Figura do Pust esloveno. ©Jason Gardner
Figura da Aldeia do Xisto de Góis, fotografada em Lisboa
Figura da Aldeia do Xisto de Góis, fotografada em Lisboa ©Jason Gardner
Galo, San Pedro da Mezquita, Galiza, Espanha. Na paróquia de San Pedro da Mezquita, em A Merca, os Galos impõem as suas regras durante o "entroido", exigindo que os paroquianos dancem com eles depois da missa de Domingo. O Galo usa uma máscara no rosto, um traje muito colorido, um cajado e um chapéu em forma de galo. No passado, apenas homens solteiros se podiam mascarar.
Galo, San Pedro da Mezquita, Galiza, Espanha. Na paróquia de San Pedro da Mezquita, em A Merca, os Galos impõem as suas regras durante o "entroido", exigindo que os paroquianos dancem com eles depois da missa de Domingo. O Galo usa uma máscara no rosto, um traje muito colorido, um cajado e um chapéu em forma de galo. No passado, apenas homens solteiros se podiam mascarar. ©Jason Gardner
Juantramposo, Alsasua (Navarra), Espanha. No país Basco, a noite cai e um conjunto de figuras carnavalescas começa a deambular pela aldeia de Alsasua. O Juantraposo, uma figura típica da região, usa grandes sacos cheios de palha para cobrir o corpo, um véu branco para cobrir o rosto e uma boina negra.
Juantramposo, Alsasua (Navarra), Espanha. No país Basco, a noite cai e um conjunto de figuras carnavalescas começa a deambular pela aldeia de Alsasua. O Juantraposo, uma figura típica da região, usa grandes sacos cheios de palha para cobrir o corpo, um véu branco para cobrir o rosto e uma boina negra. ©Jason Gardner
Hombre árbol (Homem Árvore), Silió, Cantábria, Espanha. Em Silió, mais de 150 pessoa participam na tradição La Vijanera, que celebra a chegada do novo ano com bons presságios. Para além de combater o mal, o ritual promove a fertilidade da terra. O Trapajón é uma personagem que representa os ritos de união com a natureza de raiz indo-europeus. Os trajes são feitos de heras, musgo, folhas, palha, pinhas, casca de carvalho, cascas de noz, e outros.
Hombre árbol (Homem Árvore), Silió, Cantábria, Espanha. Em Silió, mais de 150 pessoa participam na tradição La Vijanera, que celebra a chegada do novo ano com bons presságios. Para além de combater o mal, o ritual promove a fertilidade da terra. O Trapajón é uma personagem que representa os ritos de união com a natureza de raiz indo-europeus. Os trajes são feitos de heras, musgo, folhas, palha, pinhas, casca de carvalho, cascas de noz, e outros. ©Jason Gardner
Mascaritas, Luzón, Guadalajara (Castile-La Mancha), Espanha. Os Diablos vestem longas túnicas negras com chifres. As Mascaritas usam um tecido branco a cobrir o rosto, vestidos coloridos e lenços sobre a cabeça e acompanham os Diablos. O contraste do branco e do negro representa a dicotomia do bem e do mal.
Mascaritas, Luzón, Guadalajara (Castile-La Mancha), Espanha. Os Diablos vestem longas túnicas negras com chifres. As Mascaritas usam um tecido branco a cobrir o rosto, vestidos coloridos e lenços sobre a cabeça e acompanham os Diablos. O contraste do branco e do negro representa a dicotomia do bem e do mal. ©Jason Gardner
Schnappviech / Wudele, Tramin (Tirol do Sul), Itália. O momento alto do Carnaval da região, denominado de Egetmannumzug, é a enorme procissão onde há enormes bonecos demoníacos chamados de Schnappviechern. As figuras de mais de três metros estão cobertas de pêlo e as suas bocas têm dentes enormes, o que torna as medonhas e, ao mesmo tempo, engraçadas.
Schnappviech / Wudele, Tramin (Tirol do Sul), Itália. O momento alto do Carnaval da região, denominado de Egetmannumzug, é a enorme procissão onde há enormes bonecos demoníacos chamados de Schnappviechern. As figuras de mais de três metros estão cobertas de pêlo e as suas bocas têm dentes enormes, o que torna as medonhas e, ao mesmo tempo, engraçadas. ©Jason Gardner
Recolector de madeira, Schignano (Como), Itália. O Carnaval de Schignano, uma pequena aldeia do Vale Intelvi, perto do Lago Como, ocorre no sábado e na terça-feira anteriores à Quaresma. O Carnaval apresenta dois opostos, arquétipos que podem ser encontrados na região e experiência rurais: o Belo (Mascarùn) e o Feio (Brüt).
Recolector de madeira, Schignano (Como), Itália. O Carnaval de Schignano, uma pequena aldeia do Vale Intelvi, perto do Lago Como, ocorre no sábado e na terça-feira anteriores à Quaresma. O Carnaval apresenta dois opostos, arquétipos que podem ser encontrados na região e experiência rurais: o Belo (Mascarùn) e o Feio (Brüt). ©Jason Gardner