Maior acompanhado: mais de 37 mil estatutos pedidos nos últimos cinco anos

Rosário Zincke dos Reis, da Alzheimer Portugal, diz que há um potencial que se perde, porque as pessoas não tratam do assunto enquanto estão capazes.

demencia,direitos-humanos,deficiencia,envelhecimento,sociedade,
Fotogaleria
O ideal seria que, “consciente das suas limitações", a própria pessoa requeresse o estatuto ao tribunal, escolhendo para acompanhante alguém da sua confiança Nelson Garrido (arquivo)
demencia,direitos-humanos,deficiencia,envelhecimento,sociedade,
Fotogaleria
O ideal seria que, “consciente das suas limitações", a própria pessoa requeresse o estatuto ao tribunal, escolhendo para acompanhante alguém da sua confiança Matilde Fieschi (arquivo)
Ouça este artigo
00:00
06:31

Faltando contar um trimestre, pode dizer-se que nos últimos cinco anos foram pedidos 37.049 estatutos de maior acompanhado, o novo regime destinado a adultos que, por razões de doença ou deficiência, não conseguem exercer direitos ou cumprir deveres. Daqueles, os tribunais deram como findos 32.377 processos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários