Bênção aos casais homossexuais: “Não quero migalhas de igualdade”

A pronúncia do Papa Francisco sobre a bênção a pessoas de um casal homossexual causou divergências e dúvidas no clero, mas não só. Entre os homossexuais só é consensual a importância deste passo.

Foto
Tiago Costa e Bruno casaram em 2020, em plena pandemia. Encontraram na Igreja um grupo de oração e uma comunidade onde se sentem acolhidos José Fernandes
Ouça este artigo
00:00
10:58

Tiago Costa, de 28 anos, casou-se em 2020, em plena pandemia. Ele e o marido são católicos e, na altura, além da cerimónia civil, tiveram uma missa de acção de graças como forma de marcar a união. Se fosse hoje, optaria pela bênção que o Papa Francisco defendeu que pode ser dada aos casais LGBT? “Não, porque esta bênção não é para a união, é para as pessoas, quaisquer que sejam, para alguma coisa, mas não para um casal”, diz o bioquímico. Tal como entre os clérigos da Igreja Católica perante a decisão do Papa, a opinião entre os homossexuais sobre esta mudança também não é consensual.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 53 comentários