Quase 400 pessoas fizeram cirurgias para mudar de sexo no SNS desde 2017

Nem todos os processos de mudança de sexo recorrem a cirurgias. Maioria das 397 pessoas operadas fez a intervenção no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Foto
Três hospitais do SNS fazem cirurgias de mudança de sexo Paulo Pimenta (arquivo)
Ouça este artigo
00:00
05:42

Entre 2017 e 2023, 397 pessoas submeteram-se a uma cirurgia de redesignação sexual no Serviço Nacional de Saúde (SNS), revelam dados enviados ao PÚBLICO pelos hospitais. A larga maioria das operações foi feita na Unidade de Reconstrução Génito-Urinária e Sexual (URGUS) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), unidade de referência nacional para o acompanhamento de pessoas trans, que no último ano operou 66 pessoas. Também o Centro Hospitalar Universitário de Santo António, no Porto, e o Hospital de São José, que integra o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), dão esta resposta.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção