Portugal garante vaga no torneio pré-olímpico de andebol

Áustria perdeu com a Islândia e permitiu o acesso da equipa de Paulo Jorge Pereira ao torneio de qualificação para Paris 2024.

Foto
Portugal apurou-se para torneio pré-olímpico Reuters/ANGELIKA WARMUTH
Ouça este artigo
00:00
02:06

A selecção portuguesa de andebol garantiu esta quarta-feira presença no torneio pré-olímpico de Paris 2024 como segunda equipa europeia, estatuto que alcançou graças ao triunfo desta tarde (24-26) da Islândia sobre a Áustria, em jogo da última ronda da "main round" do Europeu da Alemanha​, que deixou os "Heróis do Mar" no sétimo lugar da prova.

Depois de a Eslovénia ter batido a Dinamarca e afastado Portugal da discussão pelo quinto lugar no Europeu, a selecção lusa dependia (entre vários cenários mais rebuscados) deste resultado para garantir uma vaga, pelo que depositava todas as esperanças na vitória da Islândia, já que os austríacos, equipa-surpresa do Europeu da modalidade, não podiam pontuar, sob pena de adiarem o futuro de Portugal.

Os portugueses acompanharam, por isso, o desenrolar do Áustria-Islândia, jogo em que as equipas foram alternando a liderança do marcador. Depois de um início equilibrado, a Islândia chegou ao intervalo com uma vantagem de seis golos (14-8), tendo os austríacos atravessado um período de dez minutos sem marcar. Diferença que a Áustria anulou na segunda metade, passando mesmo para a frente do marcador aos 16-15.

A incerteza manteve-se, com a Islândia a impor-se no final, vencendo por dois golos de vantagem (26-24) e motivando os festejos de Portugal, que teve a segunda melhor prestação de sempre em europeus, depois do sexto lugar de 2020​.

"Vamos fazer tudo para nos qualificarmos"

"Tal como nós desde o início perseguimos, [o nosso objectivo] era a qualificação para o torneio pré-olímpico, portanto, estamos muito felizes", disse o seleccionador português.

Em declarações reproduzidas no site da Federação de Andebol de Portugal (FAP), Paulo Jorge Pereira mostrou-se ainda orgulhoso por, novamente, "ter uma selecção portuguesa a lutar por um lugar nos Jogos Olímpicos pela segunda vez consecutiva".

"Vamos fazer tudo para nos qualificarmos novamente. É uma montanha muito grande de escalar, mas nós, em Portugal, temos alpinistas de referência e, por isso, vamos aprender com eles a escalar coisas muito difíceis, com fado ou sem ele. Vamos lutar até à exaustão para o conseguir”, garantiu o seleccionador.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários