Cavaleira Maria Caetano considera “gratificante” obtenção de vaga nos Jogos Olímpicos

Esta é a segunda quota nacional no concurso equestre em Paris2024, onde Portugal também poderá marcar presença com uma equipa de dressage.

Foto

A cavaleira Maria Caetano, que assegurou uma vaga individual para Portugal em dressage nos Jogos Olímpicos Paris2024, considerou nesta quarta-feira "muito gratificante" a concretização deste objectivo que norteou um ano de "muitos sacrifícios".

"Os Jogos Olímpicos são sempre o grande objectivo para qualquer atleta. Depois de Tóquio, virámos logo toda a atenção para Paris", referiu à agência Lusa Maria Caetano, que garantiu a vaga para Portugal pela posição no ranking de qualificação olímpica.

Maria Caetano, de 37 anos, que assegurou a quota com o cavalo Hit Plus, recorda que o ano de 2023 foi de "muito trabalho, viagens, competições e sacrifícios, a nível pessoal e profissional", pelo que a "concretização desse objectivo número um foi muito gratificante".

"Para o ranking olímpico contam os quatro melhores resultados obtidos entre 1 de Janeiro e 1 de Dezembro de 2023, pelo que tive que competir muito para tentar superar cada resultado para poder ir subindo e isso deu muito trabalho", acrescentou.

O apuramento olímpico foi dividido em zonas e Maria Caetano terminou em primeiro lugar o Grupo B, relativo à Europa Central, o que lhe confere "responsabilidade acrescida" para Paris2024, caso lhe seja atribuída a vaga pela Federação Equestre Portuguesa.

"Agora, vou lutar para manter a forma e chegar aos Jogos capaz de defender Portugal o melhor possível, se for escolhida, claro", disse a cavaleira, que irá fazer a preparação a competir ao nível mais alto.

Maria Caetano considera que "a grande preparação para uma grande competição [como é o caso dos Jogos Olímpicos] é competir", pelo que irá participar em provas de "qualidade, exigência e nível elevado, principalmente na Europa, para manter a forma".

Para além de Maria Caetano, também Duarte Seabra, no concurso de obstáculos, garantiu uma vaga nacional para Paris2024, em que Portugal também poderá marcar presença com uma equipa de dressage, que só será confirmada quando a Federação Equestre Internacional anunciar todos os países qualificados.

As vagas garantidas em equestre elevam para 25 as quotas da Missão de Portugal nos Jogos Olímpicos Paris2024.

Sugerir correcção
Comentar