Fotogaleria

Os cinco novos "pueblos mais bonitos de Espanha"

A fixar: AmpudiaComillasParautaTrevejo e Trujillo. Eis as novidades da rede das aldeias e vilas mais bonitas de Espanha. Já são mais de uma centena.

Trujillo
Fotogaleria
Trujillo

Ampudia (Palência), Comillas (Cantábria), Parauta (Málaga), Trevejo e Trujillo (Cáceres). Estas são as novas estrelas da rede Los Pueblos más Bonitos de España, que apenas inclui povoações que cumpram, obviamente, o requisito da beleza: esta pode ser subjectiva, por supuesto, mas para aqui são chamados, na verdade, dezenas de critérios.

A partir de 1 de Janeiro, a rede passa assim a contar com 116 locais, sendo que todos eles tiveram que passar por uma exigente auditoria de mais de 40 pontos, como o cuidado do património, o planeamento urbano, a harmonia municipal, a limpeza, a conservação das fachadas, a circulação de veículos, o cuidado das flores e zonas verdes, a actividade cultural programada ou a atenção às tradições, entre muitos outros factores.

Durante o ano de 2023, foram auditados os 19 "pueblos" que apresentaram a sua candidatura em plenário e depois de visitados e realizados encontros com as comunidades candidatas durante o ano, cinco foram escolhidos para obterem o selo de qualidade.

Para Francisco Mestre, presidente da Asociación Los Pueblos más Bonitos de España, conseguir este emblema transformou-se numa autêntica "prenda de Natal" para todas as cidades que superam as provas e que passam a usufruir de um aumento de visitas tanto de espanhóis como de turistas estrangeiros, assim como de benefícios estatais.

Trujillo
Trujillo
Parauta
Parauta
Parauta
Parauta
Parauta
Parauta
Trevejo
Trevejo
Trevejo
Trevejo
Ampudia
Ampudia
Ampudia
Ampudia
Comillas
Comillas