Quando a rebeldia nos liceus levou 151 estudantes à prisão

Tinham entre 13 e 18 anos e foram mobilizados pela contestação a um ensino autoritário, a normas escolares castradoras e à Guerra Colonial. Despertaram cívica e politicamente na oposição à ditadura.

Foto
Fotografia enviada à DGS pela PSP. A imagem fora captada durante a detenção dos 151 estudantes do ensino secundário numa sala da Faculdade de Medicina, a 16 de Dezembro de 1973 Arquivo da PIDE/DGS, ANTT
Ouça este artigo
00:00
11:40

“Foi de arrastão”. A dias dos 50 anos da detenção, em 16 de Dezembro de 1973, de centena e meia de estudantes do secundário de Lisboa reunidos na Faculdade de Medicina, Rui Gomes, então dirigente do MAEESL (Movimento Associativo dos Estudantes do Ensino Secundário de Lisboa), relata ao PÚBLICO o que poderá ter sido a maior vaga de prisões, 151, no mais curto espaço de tempo, em escassas horas de um fim de tarde, nos tempos da ditadura.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar