No País dos arquitectos: M.Ou.Co. Hotel

O podcast No País dos Arquitectos é um dos parceiros da Rede PÚBLICO. Segue-nos nas plataformas habituais.

podcast-pais-arquitectos,p3,podcasts-publico,arquitectura,
Fotogaleria
podcast-pais-arquitectos,p3,podcasts-publico,arquitectura,
Fotogaleria
podcast-pais-arquitectos,p3,podcasts-publico,arquitectura,
Fotogaleria
podcast-pais-arquitectos,p3,podcasts-publico,arquitectura,
Fotogaleria
,M.Ou.Co Restaurante
Fotogaleria
podcast-pais-arquitectos,p3,podcasts-publico,arquitectura,
Fotogaleria
,Projeto
Fotogaleria
,Arquitetos Aliados
Fotogaleria

No 74.º episódio do podcast “No País dos Arquitectos”, Sara Nunes, da produtora de filmes de arquitectura Building Pictures, conversa com os arquitectos Luís Barbosa e Silva e Susana Leite, do atelier Arquitectos Aliados, sobre o M.Ou.Co., no Porto.

Mais do que um hotel, o M.Ou.Co. é um espaço cultural com uma relação directa com a música. Os arquitectos recordam que “o foco inicial” não passava pela criação de uma unidade hoteleira, mas sim pela construção de uma residência de estudantes: “A música estava fora do âmbito do programa”, lembra a arquitecta Susana Leite. Já numa fase avançada, é alterada a premissa original do projecto: “O cliente gostava muito de música e (...) surgiu a possibilidade de juntar tudo: o alojamento (...) com uma sala de espectáculos”, conta Luís Barbosa e Silva.

O objectivo do programa passava por reabilitar uma antiga fábrica de componentes eléctricos e transformá-la num novo espaço cultural e hoteleiro: “Era uma fábrica muito descaracterizada. (...) Mantivemos a fachada e o resto foi demolido. (...) A intenção foi fazer novos volumes que (...) mantivessem o carácter industrial que está presente em toda a área de Campanhã”, contextualiza a arquitecta. A estrutura da fábrica foi reaproveitada e reproduzida em três volumes. Nesse processo, foram aplicados materiais como o betão, o tijolo e a madeira: “[Pretendíamos] que o M.Ou.Co. fosse lido como um projecto único, independentemente dos seus usos diferenciados e, portanto, recorremos a materiais que dessem essa continuidade”, refere Susana Leite.

A arquitecta fala também sobre a afinidade que houve entre o atelier e o cliente e explica como a relação com a música foi benéfica para responder aos desafios do M.Ou.Co.: “A música é sempre uma parte muito importante da nossa vida e do nosso percurso também, enquanto arquitectos. (...) E isto foi uma das coisas que – quando o cliente nos transmitiu e o projecto se desenvolveu para essa temática – nos apaixonou de imediato e a que nos dedicámos totalmente porque é um tema que apreciamos. (...) Havia esta empatia que ajudava a que todas as ideias se fossem desenvolvendo.”

Actualmente, o projecto integra o hotel, a sala de espectáculos (“que pode ir até 400 lugares”), salas de ensaio, restaurante, bar e uma “fonoteca”, com discos e instrumentos disponíveis para os hóspedes: “Os próprios quartos têm essa relação com a música. Em todos os quartos há aparelhagens e leitores de vinis instalados. (...) [Queríamos] que as pessoas entrassem em contacto directo com a música. [Não pretendíamos que o hotel] fosse aquele mundo aparte com dois programas autónomos, mas que os dois programas se fundissem”, descreve a arquitecta.

À luz deste pensamento, o arquitecto Luís Barbosa e Silva revela como o edifício se abre à cidade e dialoga com a comunidade local: “O edifício não tem porta. Entra-se por um pátio que é uma espécie de praça. (...) Ao contrário de um hotel comum que apenas tem um café que as pessoas podem usar – e não podem entrar mais porque [existem] zonas muito reservadas –, ali praticamente todo o edifício a nível do piso térreo e do piso no -1 (que é uma cave) é aberto ao público.”

O M.Ou.Co. também inclui uma área dedicada à saúde do músico (uma vertente terapêutica que visa corrigir a postura que é assumida a tocar determinados instrumentos e cuidar do bem-estar mental dos artistas). Trata-se de um conceito que surgiu numa fase posterior do projecto desenvolvido pelos arquitectos: “A partir do momento em que a música entrou dentro do programa, o cliente criou uma equipa que foi desenvolvendo depois também essa parte. (...) O conceito é novo em Portugal. Acho que não existe uma situação semelhante. (...) A ideia, no fundo, é que os músicos sintam ali uma casa onde se possam apoiar”, informa Susana Leite.

Esta “casa” situa-se naquela que foi outrora a parte mais negligenciada do Porto: Campanhã. O arquitecto Luís Barbosa lembra como têm surgido vários projectos nesta zona oriental da cidade nos últimos anos e deixa uma sugestão para quem ficar hospedado no Hotel M.Ou.Co.: “Aquilo que eu acho interessante ver à volta é a cidade do Porto na sua verdadeira acepção da palavra. (...) Há um espírito de cidade que noutras zonas, infelizmente, já se perdeu. Em Campanhã [têm-se] transformado habitações em locais dignos, mantendo as pessoas lá. Aquele espírito de bairro – que conhecíamos noutros pontos da cidade, que foram completamente transformados – ali mantém-se. Penso que percorrer aqueles bairros é uma experiência diferente.”

Para saber mais sobre o M.Ou.Co. e como o edifício se abre à cidade, estabelecendo não só uma relação com os músicos, mas também com a comunidade local, ouça a entrevista na íntegra.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários