Inovação é na cidade de Lisboa

Lisboa foi considerada a capital europeia da Inovação. A distinção foi concedida pela Comissão Europeia, numa cerimónia com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

Foto
Unsplash
Ouça este artigo
00:00
01:51

O prémio de Capital de Inovação da Europa (iCapital) visa reconhecer o papel das cidades no desenvolvimento local na área da inovação e na promoção de inovações revolucionárias. Esta distinção é apoiada pelo Conselho Europeu da Inovação, no âmbito da iniciativa Horizonte Europa, e tem o valor de um milhão de euros.

A entrega dos prémios decorreu em Marselha (França), cidade reconhecida como vencedora do iCapital 2022. O prémio foi entregue por Iliana Ivanova, Comissária Europeia responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas: “Este prémio vai ser investido pela Unicorn Factory para desenvolver projectos de inovação social e no combate à exclusão, usando a tecnologia como elevador social.”.

Carlos Moedas apelou ainda à necessidade de sermos cada vez mais ambiciosos pois, como prova esta distinção, temos capacidade para o fazer, podendo competir com outras capitais europeias.

“Hoje, graças ao sucesso da Fábrica de Unicórnios, Lisboa venceu o prémio mais conceituado para uma cidade europeia. É um orgulho para mim enquanto responsável máximo da autarquia de Lisboa. Mas é sobretudo um sinal muito forte daquilo que somos capazes de fazer quando temos ambição. Este prémio era um sonho, que tantos acharam impossível, mas que hoje trazemos para Lisboa”, afirmou.

O vencedor é eleito através de uma rigorosa avaliação de desempenho por dois júris de alto nível de especialistas independentes.

As cidades anteriormente reconhecidas como Capital Europeia da Inovação foram Barcelona (2014), Amesterdão (2016), Paris (2017), Atenas (2018), Nantes (2019), Lovaina (2020), Dortmund (2021) e Marselha (2022).

Consulte mais informações aqui.

Sugerir correcção
Comentar