Portugal realizou resgate em Israel com único C-130 operacional, três estão no “estaleiro”

O avião C-130 usado para resgatar portugueses em Israel é o único operacional numa frota de quatro. Primeiro de cinco KC-390 comprados para substiuir aeronaves de resgate aterrou quinta-feira em Beja.

Foto
Em 2019, o então ministro da Defesa João Gomes Cravinho dizia que os C-130 já estavam “no limite da sua utilizabilidade” Rui Oliveira
Ouça este artigo
00:00
04:33

O avião C-130 da Força Aérea Portuguesa (FAP) que resgatou cidadãos portugueses e estrangeiros de Israel para Chipre é o único operacional de uma frota de quatro. Dos restantes três, um está em “manutenção programada com conclusão prevista em Novembro” e os outros dois em “modernização”, avançou o Ministério da Defesa ao PÚBLICO. O primeiro dos cinco aviões comprados por Portugal para os substituir — os KC-390 — aterrou esta quinta-feira na base de Beja.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 13 comentários