Tauromaquia

Matador para entreter: há futuro para os jovens toureiros de Espanha?

Em Espanha (e não só), matar touros numa arena para entretenimento humano ainda é uma realidade. Owen Harvey colocou à mais nova geração de toureiros questões sobre o futuro da tauromaquia.

Antonio usa o seu "traje de luz" e pratica com a sua muleta, dentro da praça de touros de Málaga. Março de 2023. ©Owen Harvey
Fotogaleria
Antonio usa o seu "traje de luz" e pratica com a sua muleta, dentro da praça de touros de Málaga. Março de 2023. ©Owen Harvey

Durante uma tarde de Março de 2023, o jovem toureiro David Fuentes defrontou cinco touros numa arena na cidade andaluza de Montoro. Entre cada morte soava o som grave de um tambor, acompanhado do aplauso de uma plateia em êxtase. Em resposta às flores que lhe atiravam da bancada, Fuentes "atirava-lhes as orelhas decepadas dos touros" que matou com o seu afiado estoque.

A descrição é do fotojornalista Owen Harvey, que dedicou várias semanas, entre Março e Junho de 2023, à observação e registo da cultura tauromáquica em Espanha. O projecto que resultou dessa incursão intitula-se The Matador e foi publicado como ensaio fotográfico no The Guardian, recentemente. "Devido à crescente divisão de opinião no que toca à morte do animal para entretenimento, fui para Espanha em busca da nova geração de esperançosos 'matadores'", escreve no longo texto que partilhou com o P3 sobre o projecto.

E encontrou-a em Málaga, Montoro e Jaén, no sul do país. "Conheci jovens rapazes que sentem ter aprendido respeito, coragem e disciplina através dos ensinamentos da tauromaquia. Alguns já são descendentes de toureiros e a cultura em torno desta performance de força, movimento e machismo faz parte das suas vidas dentro e fora da arena."

David Fuentes é um desses casos. “Na minha família há toureiros, novilheiros [aprendizes de toureiro] e o meu avô é o alfaiate que veste o matador antes da tourada", explicou o jovem Fuentes ao fotógrafo. Foi o seu avô quem coseu o traje que usa nos espectáculos. "É óbvio que a tauromaquia é o que os liga", refere Harvey. E isso é um dos motivos, quiçá, pelos quais a tradição se mantém. Mas não será a única.

Existe, na opinião de Harvey, uma divisão com base política entre aqueles que apoiam ou renegam a tradição, sendo os sectores mais conservadores da sociedade espanhola os que mais apoiam a prática tauromáquica. Apesar de ter sido aprovada em Espanha, em 2013, uma lei que determina que a tauromaquia é património cultural, o número de touradas a decorrer no país tem vindo a decrescer ano após ano. Em 2011, por exemplo, houve 2.290 espectáculos tauromáquicos a decorrer em Espanha; em 2022, após o impacto da pandemia, contabilizaram-se 1.546. Em 2007, no primeiro estudo estatístico elaborado o Ministério da Cultura e do Desporto espanhol, foram contabilizados 3.651.

E apesar de apenas 1,9% da população espanhola ter assistido a um evento tauromáquico, em 2022, os que mais o fazem são do sexo masculino (o dobro das mulheres) e têm entre 15 e 19 anos. Os números estão próximos dos que se verificam na faixa etária dos 25 aos 34 anos e dos 65 aos 74. "Assim, o retrato é complexo." O número de mulheres que praticam tauromaquia e de que há registo oficial é irrisório: desde 2015, nunca foi superior a cinco em todo o país. "Também existem mulheres a tourear nas arenas, mas são definitivamente uma minoria", confirma o fotógrafo. "Durante a minha estadia em Espanha, só vi homens a tourear."

Os jovens rapazes que Owen Harvey fotografou pertencem à mais larga fatia consumidora deste tipo de produto cultural, o que torna o seu projecto ainda mais relevante. "Visitei Espanha para perceber o que é que a tauromaquia ainda pode oferecer aos jovens toureiros e o que é que a perdê-la poderá significar para eles."

O aprendiz de toureiro Rafael Quesada Gabrieli explica ao fotógrafo que, apesar da morte dos animais, "a tauromaquia defende muitos valores, como amor e o respeito —​ tanto pelo touro quanto pelas pessoas" e que, se essa se extinguisse, Espanha "perderia parte da sua essência". "Perderíamos parte da nossa cultura e tradição, mas também os empregos. O pasto onde vivem os touros, assim como a raça toro de lidia, iriam extinguir-se."

O jovem toureiro David Fuentes, de Montoro, concorda. "As corridas de touros geram muitos empregos, desde pessoas que criam o gado até às pessoas que vendem amêndoas junto às praças de touros. As cidades e os negócios locais fazem muito dinheiro com as pessoas que marcam presença nestes eventos.”

Harvey acredita que, apesar da tendência para o decréscimo do número de eventos realizados e dos esforços dos movimentos anti-touradas em Espanha, o futuro destes jovens não se encontra ameaçado. O aprendiz de toureiro Rafael Quesada Gabrielle acredita que “a tauromaquia tem muito mais apoiantes do que se pensa”. “As touradas irão adaptar-se à era digital e, no futuro, irão chegar a uma audiência muito mais ampla.”

Segundo a PETA, morrem, anualmente, pelo menos sete mil touros nas arenas espanholas; a organização de protecção de direitos dos animais considera a tauromaquia "uma matança ritualística de um animal indefeso".

El Gali, Antonio e Manuel, na praça de touros de Málaga. Março de 2023.
El Gali, Antonio e Manuel, na praça de touros de Málaga. Março de 2023. ©Owen Harvey
A praça de touros de Málaga. Março de 2023.
A praça de touros de Málaga. Março de 2023. ©Owen Harvey
Antonio e Manuel deixam a arena da praça de touros de Málaga. Março de 2023.
Antonio e Manuel deixam a arena da praça de touros de Málaga. Março de 2023. ©Owen Harvey
Sombra de um touro, na escola de toureio de Málaga. Março de 2023.
Sombra de um touro, na escola de toureio de Málaga. Março de 2023. ©Owen Harvey
Um estoque, a espada com que o <i>torero</i> mata o touro. Março de 2023.
Um estoque, a espada com que o torero mata o touro. Março de 2023. ©Owen Harvey
Manuel e Antonio, dois jovens aprendizes de toureiro, praticam com a muleta na arena de Málaga. Março de 2023
Manuel e Antonio, dois jovens aprendizes de toureiro, praticam com a muleta na arena de Málaga. Março de 2023 ©Owen Harvey
Manuel Petersen usa o seu traje de luz, no interior da praça de touros de Málaga, após o treino. Março de 2023.
Manuel Petersen usa o seu traje de luz, no interior da praça de touros de Málaga, após o treino. Março de 2023. ©Owen Harvey
O traje de luz de Manuel Petersen. Março de 2023.
O traje de luz de Manuel Petersen. Março de 2023. ©Owen Harvey
Antonio reza na capela que existe na praça de touros de Málaga. Março de 2023.
Antonio reza na capela que existe na praça de touros de Málaga. Março de 2023. ©Owen Harvey
Antonio observa o treino dos colegas na praça de touros de Málaga. Março de 2023.
Antonio observa o treino dos colegas na praça de touros de Málaga. Março de 2023. ©Owen Harvey
Antonio treina com a sua muleta, o pano vermelho, no interior da arena, em Málaga. Março de 2023.
Antonio treina com a sua muleta, o pano vermelho, no interior da arena, em Málaga. Março de 2023. ©Owen Harvey
El Gali no seu traje de luz, na arena em Málaga. Março de 2023.,El Gali no seu traje de luz, na arena em Málaga. Março de 2023.
El Gali no seu traje de luz, na arena em Málaga. Março de 2023.,El Gali no seu traje de luz, na arena em Málaga. Março de 2023. ©Owen Harvey
Rafael Quesada Gabrieli
Rafael Quesada Gabrieli ©Owen Harvey
Antonio Fernández Torres De Navarra, Março de 2023.
Antonio Fernández Torres De Navarra, Março de 2023. ©Owen Harvey
Rafael Quesada Gabrieli - "Canito"
Rafael Quesada Gabrieli - "Canito" ©Owen Harvey
David Fuentes na casa do seu avô, que é alfaiate e fez o seu traje de luz. Março de 2023.
David Fuentes na casa do seu avô, que é alfaiate e fez o seu traje de luz. Março de 2023. ©Owen Harvey
David Fuenttes tem na mão alguma areia da arena. De cada vez que há uma corrida, ele recolhe areia da arena e guarda-a na casa do seu avô. Março de 2023.
David Fuenttes tem na mão alguma areia da arena. De cada vez que há uma corrida, ele recolhe areia da arena e guarda-a na casa do seu avô. Março de 2023. ©Owen Harvey
David Fuentes enfrenta um touro em Montoro. Março de 2023.
David Fuentes enfrenta um touro em Montoro. Março de 2023. ©Owen Harvey
David Fuentes na casa do avô, em Montoro, está rodeado das pinturas do avô. Março de 2023.
David Fuentes na casa do avô, em Montoro, está rodeado das pinturas do avô. Março de 2023. ©Owen Harvey
David Fuentes é vestido pelo seu avô. David vem de uma família onde existe tradição tauromáquica. Março de 2023.
David Fuentes é vestido pelo seu avô. David vem de uma família onde existe tradição tauromáquica. Março de 2023. ©Owen Harvey
A casa de família de David Fuentes. Março de 2023.
A casa de família de David Fuentes. Março de 2023. ©Owen Harvey
Cavalos na arena de Jaén. Junho de 2023.
Cavalos na arena de Jaén. Junho de 2023. ©Owen Harvey
Luisa, cavaleira, na arena de Jaén. Junho de 2023.
Luisa, cavaleira, na arena de Jaén. Junho de 2023. ©Owen Harvey