15 de Junho: breve viagem ao país da idade avançada

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima aponta para que uma média de 29 pessoas idosas, por semana, tenham sido vítimas de maus tratos durante o ano de 2022 (1528 no total).

Ouça este artigo
--:--
--:--

Hoje, 15 de Junho, é o dia que a Organização Mundial de Saúde (OMS) propôs e viu aprovar nas Nações Unidas como o dia anual de alerta para os maus tratos sofridos pelas pessoas idosas. Este anúncio formal tinha sido impulsionado por Rosalie Wolf e outros membros da Rede Internacional de Prevenção do Abuso a Pessoas Mais Velhas, há 17 anos. E foi oficialmente reconhecido pelas Nações Unidas em 2011, através da sua resolução 66/127. Estados-membros, organizações internacionais e regionais, organizações não-governamentais e a sociedade civil são convidados a dar conta deste dia, procurando e reflectindo sobre os dados que mostram o quanto as pessoas mais velhas sofrem danos de vária ordem, perpetrados por outras pessoas e profissionais da sua confiança; mas, também, por instituições e mesmo pela cultura onde habitam.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar