Universidades: três grãos de areia na engrenagem do poder

É possível contrariar três mecanismos concretos que instituem relações desiguais em que medra a possibilidade de situações de assédio e abuso de poder no ensino superior.

Ouça este artigo
--:--
--:--

Em 2022, um semanário português de grande tiragem fez notícia de um caso de assédio numa universidade portuguesa. Já em 2023, há poucas semanas, o mesmo semanário chamou o mesmo caso à capa, como se de uma novidade se tratasse. Esta repetição indicia que estamos disponíveis para não tolerar situações de assédio no ensino superior, mas também indica a nossa dificuldade em nos empenharmos de forma continuada na resolução do problema. Para vencer esta dificuldade, é preciso irmos além da exploração dos casos mediáticos do momento, mas também da simples verificação da natureza sistémica ou estrutural do problema.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários