Estratégias de fidelização: um passo em frente na satisfação do consumidor

A automação de marketing é, cada vez mais, uma ferramenta utilizada pelas empresas para melhorar as suas campanhas de fidelização. Os tempos estão a mudar e conquistar os clientes é a prioridade.

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Quando ouvíamos falar em programas de fidelização, as palavras cupão, cartões ou objectos físicos que comprovassem a adesão eram uma realidade. A verdade é que a digitalização trouxe consigo muitas mudanças e neste sector não foi diferente. Hoje, os processos de fidelização são mais ágeis, controlados e inteligentes, permitindo que as empresas monitorizem o desempenho dos seus programas com base em dados, em tempo real. É possível ainda realizar ajustes instantâneos e maximizar os retornos sobre o investimento.

A automação de marketing vem, assim, ajudar as empresas a conhecer e compreender os seus clientes e possibilita, também, identificar possíveis riscos de abandono, permitindo tomar medidas que os previnam.

É impossível falar-se nestas ferramentas sem se falar na palavra lealdade. A verdade é que se assume como uma tarefa difícil, para as empresas, conquistar novos clientes. Basta pensar que no que diz respeito a um cliente já fidelizado conduzi-lo através de um funil de vendas deixa de ser necessário. Isto vem fazer com que as empresas consigam aumentar a sua facturação sem ser necessário um grande investimento.

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É neste sentido que a automação de marketing surge como uma ferramenta cada vez mais utilizada pelas empresas. O objectivo é o de melhorar a eficiência das suas campanhas de fidelização, também conhecidas como loyalty. Dados da consultoria McKinsey demonstram que as empresas que usam a automação de marketing têm um aumento de até 10% na receita anual e uma redução de até 30% nos custos de marketing.

A E-goi Digital Solutions, uma empresa especializada em automação de marketing omnicanal, Customer Data Platform e soluções à medida, apresenta o seu programa de loyalty automatizado. Em marcas de e-commerce e retalho, nas quais é maioritariamente utilizado, aumentou em até 15% o ticket médio das vendas. Para Nuno Martins, account manager da E-goi Digital Solutions, as estratégias de fidelização são capazes de criar experiências de marca mais envolventes “quando personalizadas de acordo com os interesses e necessidades do cliente.

Isto leva a uma maior satisfação e lealdade do consumidor, o qual se torna um verdadeiro embaixador da marca e, por estar satisfeito, recomenda os produtos ou serviços a outras pessoas. Desta forma, a relação será mais a longo prazo, a um custo menor e com um ticket médio maior”, afirma, acrescentando: “Num cenário hiper conectado, com elevada concorrência, é preciso ir além do tradicional. Unificar os dados, segmentar a base, automatizar campanhas e criar um sistema de loyalty é um caminho de sucesso para as empresas explorarem”.

Num mundo em constante mudança, torna-se cada vez mais necessário que as empresas se munam da tecnologia necessária para fazer a diferença junto dos seus clientes. Manter os antigos, atrair e fidelizar os novos deve estar no topo das prioridades.

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