Shannon deixou a dieta eterna e livrou-se do “peso da vergonha”

Shannon lutou toda a vida contra a obesidade. A fotógrafa Abbie Trayler-Smith também. Os desafios sentidos por ambas compõem o fotolivro Kiss It!, que resume 12 anos da jornada conjunta. 

Shannon, com 22 anos, de férias na Costa del Sol, Espanha. 2018 ©Abbie Trayler-Smith
Fotogaleria
Shannon, com 22 anos, de férias na Costa del Sol, Espanha. 2018 ©Abbie Trayler-Smith

Era o final dos anos 1980 e a fotógrafa galesa Abbie Trayler-Smith, com apenas 11 anos, deixava mensagens personalizadas nos livros de despedida dos colegas e amigos que partilharam consigo as salas de aula desse ano lectivo. Também o seu livro se enchia de inscrições, mas Abbie aguardava, com grande antecipação, as palavras que Mark, o rapaz por quem nutriu uma paixoneta naquele ano, lhe escreveria. Leu: "Espero que consigas perder peso. Com amor, Mark."

"Ao ler aquele resumo de mim a preto e branco, o meu espírito morreu", escreve agora nas páginas do fotolivro Kiss It!, que será lançado em Junho pela editora britânica Gost. "Ele e os outros viam apenas o meu corpo imperfeito, não o facto de eu ser engraçada, inteligente e calorosa. Comecei a acreditar que se não fosse gorda, de alguma forma tudo na minha vida se resolveria, estaria livre de problemas. Ao entrar na adolescência, isso transformou-se na minha identidade."

Volvidas duas décadas sobre esse incidente marcante, Abbie conheceu Shannon, uma adolescente de 14 anos que "vivia com obesidade". Diante jornalistas e profissionais de saúde, Shannon leu um poema que apelava ao não julgamento de pessoas com obesidade. "Ela era a adolescente corajosa que eu nunca consegui ser", observa a fotógrafa. "Senti que partilhávamos muita coisa, mas que éramos muito diferentes." A partir desse dia, Abbie começou a documentar a vida de Shannon e a de outros adolescentes com obesidade para um projecto que intitulou The Big O.

Ao longo de 12 anos, a fotógrafa representada pela agência Panos Pictures acompanhou o crescimento de Shannon e testemunhou momentos importantes da sua vida. "Conheci o seu primeiro namorado e os seus amigos adolescentes; ouvi-a falar das clássicas querelas familiares. Testemunhei o nervoso miudinho que ela sentiu na festa de finalistas e estava lá quando arranjou o primeiro emprego." Talvez mais importante, a fotógrafa viu Shannon a "descobrir a sua identidade", "a criar um sentido e um objectivo para a sua vida". E ao conhecê-la tão profundamente, Trayler-Smith viu revelada a sua própria história.

Kiss It! é tanto sobre Shannon quanto sobre Abbie que, ao longo do desenvolvimento do projecto, começou a estabelecer um paralelo entre as duas vidas, os dois percursos. "Ao conhecer a Shannon comecei a colocar em perspectiva os meus próprios pensamentos, aqueles com que tinha vivido toda a minha vida. Ela revelou a minha própria história. Isso deu-me a coragem para reler os meus diários de adolescente, que estavam há muito guardados, e partilhá-los neste livro. Pude, assim, libertar-me da vergonha que sempre senti."

Num dos diários de Abbie, que data de 1992, consta uma lista de motivos pelos quais deveria perder peso. "Sentir-me confortável no uniforme da escola", "poder cruzar as pernas convenientemente", "poder usar minissaias, vestidos de licra e roupas que eu gosto e me fazem sentir sexy, não apenas roupas que me servem", "haver mais rapazes que se interessem por mim", "poder flirtar e fazer virar cabeças" são algumas das razões apontadas. Mas Abbie destaca uma que considera ser a mais pungente e que, por isso, abre o fotolivro: "Não ter mais problemas com o meu pai e a minha mãe, que teriam orgulho de mim em vez de vergonha." 

Aos 15 anos, em 1992, a fotógrafa achava que perder peso "lhe daria mais oportunidades na vida". Não é incomum haver episódios de bullying contra pessoas com obesidade. Numa das imagens captadas por Abbie, lê-se um SMS que Shannon recebeu no seu dumb phone: "Nunca mostras o teu corpo porque és tão gorda, ninguém te quer ahah e a tua cara gorda também, escória gorda. Vai comer um hambúrguer e volta quando fores um tamanho XL lol".

A relação entre obesidade e saúde mental "é complexa", escreve a jornalista Sally Williams num dos textos que integra o livro. Se na raiz da obesidade podem existir problemas do foro da saúde mental, a vergonha e o estigma associados ao excesso de peso apenas virão agravá-los, explica.

"Através da realização deste trabalho, eu vi como a vergonha [associada à obesidade] me impediu de manifestar o meu verdadeiro potencial", escreve Abbie. "O peso da vergonha impediu-me de me conhecer a fundo durante algum tempo. Hoje tenho 45 anos e estou mais do que bem. E a Shannon também. Foi um privilégio poder conhecer-nos às duas."

Shannon aos 14 anos a caminho da escola, em Sheffield, Inglaterra, em 2010
Shannon aos 14 anos a caminho da escola, em Sheffield, Inglaterra, em 2010 ©Abbie Trayler-Smith
Shannon aos 15 anos, a contar calorias em casa. Sheffield, 2012
Shannon aos 15 anos, a contar calorias em casa. Sheffield, 2012 ©Abbie Trayler-Smith
Shannon, 15 anos, chega ao local onde se irá realizar a festa de finalistas, na sua escola, em Sheffield, 2012
Shannon, 15 anos, chega ao local onde se irá realizar a festa de finalistas, na sua escola, em Sheffield, 2012 ©Abbie Trayler-Smith
Shannon aos 16 anos tem uma tatuagem que diz "Kiss it!". Sheffield, Inglaterra, 2013
Shannon aos 16 anos tem uma tatuagem que diz "Kiss it!". Sheffield, Inglaterra, 2013 ©Abbie Trayler-Smith
Shannon, 16 anos, posa no seu quarto para uma fotografia do "antes", que será comparada com a do "depois" da intervenção de colocação de balão gástrico, intervenção que teve lugar no hospital pediátrico de Sheffield.
Shannon, 16 anos, posa no seu quarto para uma fotografia do "antes", que será comparada com a do "depois" da intervenção de colocação de balão gástrico, intervenção que teve lugar no hospital pediátrico de Sheffield. ©Abbie Trayler-Smith
Shannon aos 16 anos recupera no hospital, depois da cirurgia para tentar controlar o seu peso
Shannon aos 16 anos recupera no hospital, depois da cirurgia para tentar controlar o seu peso ©Abbie Trayler-Smith
Shannon com 19 anos, na sua festa de aniversário. Sheffield, Inglaterra, 2015.
Shannon com 19 anos, na sua festa de aniversário. Sheffield, Inglaterra, 2015. ©Abbie Trayler-Smith
Shannon, com 22 anos, no seu primeiro apartamento em Sheffield, em 2018
Shannon, com 22 anos, no seu primeiro apartamento em Sheffield, em 2018 ©Abbie Trayler-Smith
Shannon de férias aos 22 anos na Costa del Sol, Espanha, em 2018
Shannon de férias aos 22 anos na Costa del Sol, Espanha, em 2018 ©Abbie Trayler-Smith