Arvad

ficha-tecnica,terroir,critica,enoturismo,vinhos,algarve,
Fotogaleria
Espaço de enoturismo da Arvad, Estômbar, Algarve Ricardo Lopes
ficha-tecnica,terroir,critica,enoturismo,vinhos,algarve,
Fotogaleria
As ânforas de barro na adega da Arvad, em Estômbar, no Algarve Ricardo Lopes
ficha-tecnica,terroir,critica,enoturismo,vinhos,algarve,
Fotogaleria
A Arvad (Estômbar, Algarve) fez a primeira vinificação em 2019, os vinhos têm a assinatura de Bernardo Cabral Ricardo Lopes
ficha-tecnica,terroir,critica,enoturismo,vinhos,algarve,
Fotogaleria
A Arvad é um dos produtores que está a trabalhar a casta bandeira do Algarve, a Negra Mole Ricardo Lopes
ficha-tecnica,terroir,critica,
Fotogaleria
Ricardo Santos é o anfitrião que recebe quem visita a Arvad, em Estômbar Ricardo Lopes
Nome

Arvad

Morada

Soc. Agrop. Rio Arade, Estômbar

Região

Algarve

Telefone

968 494 049

Web

https://arvad.pt/

Horário

Terça a sábado, das 10h às 18h

Preço (euros)

A partir de 20 a prova de vinhos (por pessoa, mínimo duas pessoas); a partir de 40 um passeio de barco (por pessoa, mínimo seis pessoas)

Impressões da visita

Pela envolvência e localização, doze hectares nas margens do rio Arade e vista aberta para Silves — as mesmas por onde os fenícios fizeram entrar o vinho em território luso; pela arquitectura do edifício central e sala de provas, também ela a tirar partido da paisagem; e pelos serviços e experiências disponíveis, não só as habituais provas, mas também um passeio de barco de quase quatro horas entre Portimão e a adega, é fácil concluir que este será, com toda a certeza (já é), um dos projectos de enoturismo de referência da região. Um espaço recente (a primeira vinificação deu-se em 2019) e cujos vinhos têm o dedo do consagrado enólogo Bernardo Cabral. Vinhos tintos, brancos e rosés, feitos com diferentes castas, conjunto onde não falta a Negra Mole — produção especialmente cuidada, numerada e com o rótulo desenhado à mão. A vantagem das produções pequenas. Para breve, está a construção de um boutique hotel com mais de duas dezenas de quartos e spa, partilha Ricardos Santos, responsável pelo enoturismo do Arvad. Ele que, depois de uma mão cheia de anos a trabalhar na Suíça, percebeu que estava na hora de voltar para casa (é de Ferragudo) e ajudar a alavancar os vinhos da terra.

Autor

João Ferreira Oliveira