“Dirigentes do Chega envolveram-se em briga no Parlamento”, publicada na edição online de dia 6 de Janeiro de 2023

Direito de resposta do deputado do Chega Rui Afonso a notícia publicada a 6 de Janeiro de 2023 na edição online do PÚBLICO.

Informo V. Exa, que o artigo em causa contém um conjunto de factos falsos, deturpados e ofensivos, apresentados de forma sensacionalista e claramente exagerada, os quais têm como resultado evidente um dano à reputação da minha pessoa, do Grupo Parlamentar e do Partido que represento e, em última instância, à própria Assembleia da República.

Assim, cumpre-me esclarecer que:

1. Na notícia em apreço foi ostensivamente referido no seu título que ambos somos dirigentes do Chega.

R: Trata-se de uma afirmação falsa, dado que Jerónimo Fernandes não possui qualquer cargo de Direção do Chega, seja Local, Distrital ou Nacional. Apenas eu exerço o cargo de presidente da Comissão Política Distrital do Porto.

2. Na notícia em apreço foi referido que “Aí, perto do gabinete parlamentar do seu partido, Jerónimo Fernandes terá confrontado o camarada Rui Afonso”.

R: Trata-se de mais uma afirmação falsa. O que ocorreu foi a existência de uma reunião tensa, com alguns momentos de elevação do tom de voz, que decorreu num gabinete à porta fechada.

3. Na notícia em apreço foram usadas expressões como “palavras ofensivas”, “confrontos físicos”, “contacto físico agressivo”, “briga”, “escaramuça”.

R: Trata-se de expressões com intuito depreciativo e que em nada correspondem à realidade dos factos. Caso tivessem ocorrido quaisquer dos atos supra descritos, seriam imediatamente acionados os Serviços de Segurança da Assembleia República, o que manifestamente não ocorreu.

4. Na notícia em apreço foi referido que “Jerónimo Fernandes esteve na Assembleia da República, ao que o Observador apurou, devido à apresentação de uma sugestão de lista de delegados à Convenção, e terá confrontado Rui Afonso sobre a falta de empenho na Assembleia Municipal do Porto — uma conversa que não agradou ao deputado”.

R: Trata-se de uma afirmação falsa e desprovida de qualquer sentido. O que despoletou os momentos de tensão foi a suposta lista de 21 nomes à V Convenção Nacional do Partido Chega que Jerónimo Fernandes queria entregar e não as minhas substituições na Assembleia Municipal do Porto.

Rui Pedro da Silva Afonso, deputado do Chega

Sugerir correcção
Ler 2 comentários