F1: Sergio Pérez conquista pole position na Arábia Saudita

Avaria atirou Max Verstappen para o 15.º lugar, enquanto Charles Leclerc sofreu uma penalização.

Foto
Reuters/RULA ROUHANA

O piloto mexicano Sergio Pérez (Red Bull) conquistou neste sábado a "pole position" para o Grande Prémio da Arábia Saudita de Fórmula 1, segunda prova do Campeonato do Mundo, com o campeão Max Verstappen (Red Bull) em 15.º.

Pérez aproveitou uma avaria mecânica sofrida pelo companheiro de equipa (veio de transmissão partido), ainda durante a segunda das três fases da qualificação, para se cotar como o mais rápido, com o tempo de 1m28,265s.

O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) foi o segundo mais rápido, a 0,155 segundos de Pérez, atirando com o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin) para o terceiro lugar da sessão, a 0,465s.

No entanto, como teve de mudar a centralina do seu Ferrari para esta corrida (usando a terceira esta temporada, quando só são permitidas duas), Leclerc vai perder 10 lugares na grelha de partida, saindo do 12.º lugar para a corrida de domingo.

O britânico George Russell (Mercedes) é, assim, promovido a terceiro, enquanto o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) sobe a quarto, na frente do canadiano Lance Stroll (Aston Martin).

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) viu ser-lhe retirada a sua melhor volta devido a uma infracção, sendo apenas o oitavo da sessão, subindo a sétimo da grelha pela penalização de Leclerc. Max Verstappen não foi além da 15.ª posição.

"Foi uma pena o que lhe aconteceu, pois foi muito rápido durante todo o fim-de-semana", lamentou o companheiro de equipa, Sergio Pérez, que conquistou a segunda "pole position" da carreira, na mesma pista onde tinha alcançado a primeira, em 2022.

Sem ilusões parece estar Leclerc, que apesar do segundo melhor tempo da qualificação, não se mostrou particularmente satisfeito. "Estou contente por um lado e por outro não. Estou contente com a minha volta. Por outro lado, a Red Bull está num mundo à parte", lamentou.

Sugerir correcção
Comentar